Geral

Furadeira doméstica em cirurgia é risco para paciente, afirma Anvisa

A Anvisa recebeu algumas reclamações a respeito do uso de furadeiras que não são cirúrgicas

As furadeiras de uso doméstico não devem ser utilizadas em centros cirúrgicos. Foi o que informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque, a furadeira comum não garante a mesma segurança que as furadeiras fabricadas especialmente para fins cirúrgicos.

A Anvisa disse que recebeu algumas denúncias de uso de furadeiras domésticas em centros cirúrgicos e acionou a vigilância sanitária local para checar e autuar hospitais que cometem este erro.

Apesar de uma furadeira doméstica ser parecida com uma furadeira cirúrgica, a agência destacou que existem diferenças que afetam diretamente a segurança do paciente. As furadeiras cirúrgicas são preparadas para a esterilização e possuem recomendações específicas do fabricante para isso. 

Outra diferença, segundo a Anvisa, é que as furadeiras específicas para uso em cirurgias possuem mecanismos de segurança para prevenir choque elétrico, superaquecimento dos ossos e tecidos e controle de rotação, entre outros.

Já a furadeira de uso comum não pode ser esterilizada, o que dificulta sua limpeza de forma adequada. O equipamento doméstico também pode aquecer e levar à necrose dos tecidos que estão em contado com a broca. Outras diferenças estão no risco de descarga elétrica e na falta de controle da rotação da broca pelo cirurgião.

Confira a Nota Técnica sobre furadeiras domésticas em uso cirúrgico

Ainda segundo a agência, este tipo de equipamento é utilizado principalmente em cirurgias ortopédicas e neurológicas e a segurança do equipamento pode afetar diretamente a segurança do paciente durante a cirurgia. Os materiais e equipamentos de centros cirúrgicos precisam atender a regras específicas para garantir a segurança do paciente.

Entenda a diferença

Furadeira Cirúrgica: 
- O cirurgião pode controlar a rotação da broca;
- Pode ter sistema de resfriamento;
- Usa broca autoblocante, ou seja, que interrompe o sistema depois de perfurar o osso;
- Cada modelo possui orientações específicas do fabricante para esterilização.

Furadeira Doméstica:
- Não possui controle de rotação;
- Pode aspirar partículas de osso para o seu interior e aumentar o risco de contaminação;
- Não pode ser esterilizada;
- Óleo utilizado na lubrificação pode contaminar o centro cirúrgico;
- Não possui proteção contra descarga elétrica.

Pontos moeda