Geral

Líderes europeus prestam homenagem de despedida a ex-chanceler alemão

Redação Folha Vitória

- Líderes mundiais se reuniram neste sábado no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para se despedir o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, relembrando seu legado na unificação da Europa e permitindo a reconciliação entre antigos adversários no continente. Kohl, que faleceu no último dia 16 de junho aos 87 anos de idade, é a primeira pessoa a receber um evento memorial organizado pela União Europeia.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que a cerimônia na cidade de Estrasburgo, próxima à fronteira da França com a Alemanha, foi uma escolha do próprio Kohl, a quem descreveu como "um patriota alemão ao mesmo tempo em que era um patriota europeu".

Em seus 16 anos como chanceler alemão, de 1982 a 1998, Kohl liderou a reunificação alemã em 1990 e foi o arquiteto do euro como moeda única do continente. "Helmut Kohl nos deu a chance de estar envolvidos em algo muito maior que nós", afirmou o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, relembrando a disposição de Kohl em colocar a cooperação internacional acima de interesses nacionais.

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, afirmou que Kohl merece "um lugar de honra no panteão europeu", por estender a mão a democracias do leste europeu após a queda da cortina de ferro sem hesitar.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também prestou homenagem a Kohl durante a cerimônia, que contou com a presença do rei Juan Carlos e a rainha Sofia, da Espanha, o ex-primeiro ministro espanhol Felipe Gonzalez, o presidente da França, Emanuel Macron, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Após a cerimônia, o corpo de Kohl deve ser levado à cidade alemã de Speyer. (Caio Rinaldi, com Associated Press - [email protected])

Pontos moeda