Geral

Ônibus ganham faixa exclusiva na Praia do Canto a partir deste domingo

As faixas exclusivas para ônibus serão sinalizadas com uma linha verde. O objetivo do programa é estender as faixas e corredores exclusivos

Com o início da nova faixa exclusiva para ônibus na rua Desembargador Santos Neves, na Praia do Canto, neste domingo (23), a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) começa também um novo programa de mobilidade urbana para a capital: a Linha Verde.

"A implantação da linha verde em Vitória cria um espaço privilegiado para o transporte coletivo, que é o caminho sustentável para transporte nas regiões urbanas e tem o duplo sentido de informar que é uma linha verde com mais velocidade para o transporte coletivo, que é ecologicamente mais adequado. A mobilidade urbana que desejamos será resolvida com várias ações somadas: transporte coletivo, calçadas de qualidade, ciclovias, ciclorrotas, ciclofaixas, aquaviário. Do ponto de vista histórico é muito importante, pois a cidade entra de vez na prioridade no trânsito para o transporte coletivo através do nascimento da nossa linha verde. Outros trechos com linha verde virão!", explicou o prefeito, Luciano Rezende.

Com o novo programa, as faixas exclusivas para ônibus irão ganhar uma sinalização com uma linha verde. O objetivo do programa é estender as faixas e corredores exclusivos para ônibus em outras vias de Vitória.

“Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com mais fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade”, explica o secretário da Setran, Tyago Hoffmann.

Para finalizar e discutir os detalhes de como o trânsito vai funcionar na região, a Setran reuniu-se na tarde da última sexta-feira (21) com técnicos de trânsito, transportes, representantes da Guarda de Trânsito Municipal e da Rodosol.

Os agentes de trânsito ficarão na região para evitar bloqueios dos cruzamentos. De acordo com o gerente de atendimento da Rodosol, André Ricardo Beltrane, o consórcio que administra a Terceira Ponte também vai apoiar as mudanças no trânsito da região. “Iremos incrementar o 'papa-filas' e prolongar a via expressa até onde estava o ponto de ônibus, para que possamos organizar melhor o trânsito na região”, explica.

Linha Verde: exclusiva de ônibus
A partir deste domingo (23), os ônibus que seguem para a Terceira Ponte passarão a utilizar a faixa exclusiva de ônibus que fica na avenida Desembargador Santos Neves, seguindo pela rua Duckla de Aguiar, que estará aberta para os coletivos.

A nova faixa ficará na terceira pista da avenida Desembargador Santos Neves (à esquerda), no sentido Centro, após a faixa de pedestre, no acesso à rua Duckla de Aguiar. Com essa intervenção, os ônibus não irão mais competir com os carros no entorno da praça do Cauê e no trânsito da rua Almirante Soído.

O objetivo é tornar as viagens de ônibus mais ágeis, uma vez que os coletivos não precisarão fazer tantas manobras e curvas para chegar até o acesso da Terceira Ponte, como hoje é necessário. Além disso, os motoristas não precisarão disputar espaço com os ônibus e poderão trafegar com mais tranquilidade nessa região.

Outra mudança prevista para ser implantada com a nova faixa exclusiva é o remanejamento do ponto de ônibus que fica na rua Duckla de Aguiar. Hoje, o ponto fica muito perto do acesso à Terceira Ponte e, no horário de pico, acaba criando uma fila de carros atrás dos coletivos, com veículos que estão vindo da Almirante Soído e da avenida César Hilal.

Com o remanejamento desse ponto, será criada uma baia de ônibus na Duckla de Aguiar, antes do acesso à rua Almirante Soído. Assim, os veículos que vêm da praça do Cauê e da César Hilal não precisarão disputar espaço com os ônibus nesse trecho, uma vez que os coletivos ficarão acomodados na baia de ônibus.
Pontos moeda