Geral

Para celebrar início da temporada de baleias, Vitória recebe festival cultural

O 1º Festival da Baleia terá mesas interativas, exibição de filmes, exposição e shows de artistas como Macucos e Armandinho

Para marcar o início da temporada das Baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) no litoral do Espírito Santo, Vitória vai receber o  1º Festival da Baleia. O evento vai oferecer diversas atividades culturais e educativas 14 a 16 de julho

”A ideia é perpetuar anualmente o festival marcando no calendário festivo da capital o início da temporada das baleias aqui, que dura de junho a novembro, fortalecendo a ideia de que Vitória é a capital nacional das Jubartes, ajudando a colocar nossa cidade no circuito internacional do turismo de observação de baleias”, declara Sandro Firmino, coordenador do Festival da Baleia.

A iniciativa é do projeto Amigos da Jubarte, uma realização do Instituto O Canal, com co-realização do Instituto Últimos Refúgios e Instituto Ecomaris, e com parceria com a Vale, Universidade Federal do Espírito Santo e Prefeitura Municipal de Vitória.

Durante os três dias, moradores e turistas poderão conhecer todo o potencial que o turismo de observação natural, incluindo o de baleias, tem no estado. “Haverá shows musicais, exibição de filmes, exposição de fotografias e outras ações de conscientização e debates sobre ações de conservação da biodiversidade local” complementa Thiago Ferrari, coordenador-executivo dos Amigos da Jubarte. 

Entre os destaques das atrações, está o show de encerramento, com a banda Macucos e participação especial do cantor e surfista Armandinho. O festival recebe também exposição de fotografias e uma Mostra de Curtas Ambientais com a curadoria de Leonardo Merçon, coordenador de Mídias e Conteúdo do projeto Amigos da Jubarte.

“A idéia é difundir informações sobre as baleias capixabas, sensibilizando as pessoas da importância ambiental, econômica e educacional que esses animais têm. Queremos mostrar que a Observação de Baleias, se praticada de forma responsável, aliado a esforços de conservação e práticas de educação ambiental, pode trazer inúmeros benefícios aos municípios costeiros contemplados pela migração anual desses incríveis cetáceos”, afirma Merçon.

Confira a programação completa:

Dia 14 de julho - Sexta-feira

14h - Mesa Interativa - As Jubartes na rota de Vitória -
Participação: Paulo Rodrigues, Oceanógrafo e Coordenador de Pesquisa do Amigos da Jubarte/Jubarte.lab, Eduardo Camargo, Vice presidente do Inst. Baleia Jubarte, e Gilberto Barroso, professor do curso de Oceanografia da UFES.
Local: Anexo 3 do auditório do CCHN - UFES
Inscrições gratuitas

Dia 15 de julho - Sábado

10h - Lançamento da Exposição de Fotografias "Amigos da Jubarte"
Centro de Visitantes do Tamar, Vitória – Praça do Papa
Preço de Entrada do Tamar: R$ 12,00

16h – Cinema: Mostra de Curtas Ambientais
Parque Botânico Vale (Jardim Camburi)
Gratuito

Dia 16 de Julho – Domingo
17h - Show com as bandas Pura Vida, Macucos com part. especial de Armandinho e Trio de Forró
Projeto Tamar – Praça do Papa
Valor: R$ 10,00.

* Os ingressos serão limitados a 1.000 unidades para maior conforto e segurança de todos. Os Ingressos poderão também ser retirados a partir de terça-feira (dia 11/07/2017) na portaria do centro de visitantes do TAMAR de Vitória-ES e na loja Shelter, na Praia do Canto. Também serão vendidos na bilheteria no dia do evento (até o número limite).

Pontos moeda