Geral

Baleia jubarte é observada em píer da Vale. Veja vídeo!

O animal era um juvenil e é normal que ele se aproxime da costa, devido a natureza curiosa das jubartes

Wing Costa

Redação Folha Vitória

Uma baleia jubarte foi observada em um dos píeres da Vale, no Porto de Tubarão, em Vitória, na tarde desta quinta-feira (26). O animal impressionou aqueles que puderam observar de perto sua movimentação entre as estruturas do píer.

Paulo Rodrigues, pesquisador do Instituto Baleia Jubarte no Espírito Santo, também observou o animal durante uma capacitação que realizava em outra embarcação.

De acordo com o oceanógrafo, o animal era um juvenil e é normal que ele se aproxime da costa, devido a natureza curiosa das jubartes. "Não era um bicho tão grande. Geralmente ele explora algumas águas costeiras, alguns indivíduos ocasionalmente podem fazer isso", explicou Paulo.

Ainda segundo o pesquisador, o animal observado na área do píer parecia saudável, sem marcas que indicassem qualquer problema. A temporada das jubarte acontece oficialmente no Espírito Santo entre junho e novembro.

Observação de baleias

Para o oceanógrafo, o dia foi de grande sorte para quem realizava a capacitação, já que foi possível ver mais de 10 animais próximos à região costeira.

"A baleia jubarte fica na plataforma continental, nesse mar mais raso. Hoje vimos mais de 10 animais, eles passaram por baixo da embarcação, fizeram movimentos muito próximos", contou.

A observação de baleias acontece de maneira sistematizada há um ano no Espírito Santo e não causa danos ao animal. "Quando a observação é feita de maneira capacitada, o animal se aproxima da embarcação com o mesmo movimento, ele é curioso, se aproxima do barco"

Capacitação

Profissionais de Turismo e Náutica foram capacitados pelo Instituto Baleia Jubarte e Projeto Amigos da Jubarte sobre as normas e a boa técnica para a avistagem embarcada de baleias.

As baleias têm os mares do Espírito Santo e Bahia como berçário e área de reprodução. Ficam por aqui de Juho a Novembro. 

A capacitação tem por objetivo instruir os profissionais que vão operar a estrutura de observação de baleias. O ministrado hoje foi o segundo curso e, para Paulo, quem era capacitado teve um presente. "Os animais interagiram e chegaram muito próximos da embarcação". 

O site Quero Ver Baleia oferece mais informações sobre a observação de baleias no Espírito Santo. O Projeto Amigos da Jubarte e seus parceiros buscam fomentar a observação de baleias no estado como instrumento de conservação, educação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável para toda região.

Pontos moeda