Geral

Biblioteca Municipal de Domingos Martins ganha premiação internacional por incentivo à educação

O projeto promoveu o empoderamento feminino e capacitação para as jovens que, em sua maioria, são de baixa renda e ganharam incentivo para mudar suas realidades por meio da tecnologia.

A Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, de Domingos Martins, é destaque mais uma vez por suas conquistas em nome da educação! A biblioteca foi a única brasileira a vencer o 11º Prêmio para Inovação nas Bibliotecas Públicas EIFL pelo desenvolvimento de um projeto que oferece alfabetização digital para mulheres.

A iniciativa começou com a parceria da biblioteca com a ONG Recode, organização que visa transformar o mundo através da tecnologia. A ideia é um curso de alfabetização digital voltado exclusivamente para o empoderamento de mulheres, além de atender pacientes do programa Saúde Mental, da Secretaria de Saúde.

Para a psicóloga Solange Lucena, que acompanhava as pacientes, a parceria proporcionou mais autoestima para as participantes. “Para algumas foi difícil encarar o desafio, mas quando conseguiram se abrir para o novo perceberam o quanto eram capazes. Ao término do curso elas estavam mais confiantes e motivadas a dar continuidade aos estudos. Era visível a felicidade e um novo brilho no olhar de cada uma”.

Além do empoderamento das mulheres, outra conquista do projeto foi a capacitação dos jovens que se tornaram professores do curso, sendo a maioria de baixa renda , foram treinadas para ministrar as aulas e mudar suas realidades através da tecnologia.

A premiação que resultou em um valor de US$ 1,5 mil será utilizada para desdobrar o projeto, que agora entrará em uma nova fase. O vice-prefeito Romeu Stein destacou a importância dos trabalhos realizados na aproximação com a comunidade e estudantes. “A biblioteca deixou de ser um depósito que empresta livros para ser um espaço de atividades dinâmicas diversas. Que possamos continuar a ser essa referência bacana para o Brasil e para o mundo inteiro, provando que é possível fazer muito quando se tem criatividade”, destacou. 

Pontos moeda