Geral

Comissão de Infraestrutura da Ales pede vistoria em todos os terminais rodoviários da GV

O terminal está interditado desde o último sábado (21) devido ao comprometimento de sua estrutura

O Terminal de Itaparica está interditado / Foto: Reprodução

Após a interdição do Terminal de Itaparica, a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) fizeram uma visita técnica ao local. Também acompanharam a visita, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), os presidentes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), Alex Mariano, e da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Carnelli.

De acordo com o deputado Marcelo Santos, presidente da comissão, será emitido uma nota recomendatória, pedindo que a Setop providencie vistoria em todos os terminais. “Isso é necessário para dar segurança às pessoas que utilizam os terminais. Essa interdição gerou desconforto e insegurança e precisamos garantir a segurança de cada um”, destacou.

O deputado ainda disse que foi solicitada toda a documentação, desde a primeira obra até a última reforma. “Esses documentos vão ajudar a emitir um parecer com os motivos da interdição e para apurar de quem é a responsabilidade”, explicou.

A presidente do Crea-ES, a engenheira civil Lucia Vilarinho, também participou da visita técnica e destacou que o Conselho vai auxiliar o processo com seu corpo técnico.

“Já iniciamos o diálogo com o secretário no sentido do Crea-ES ajudar com aparato técnico. Queremos contribuir para minimizar os transtornos causados por essa paralisação na rotina das cerca de 45 mil pessoas que utilizam esse terminal semanalmente”, disse Lucia. “Vamos colocar nosso aparato técnico e grupos de trabalho para ajudar na solução desses problemas”, complementou.

Cooperação técnica

Por meio do Termo de Cooperação Técnica entre Crea-ES e Assembleia Legislativa do Espírito Santo, assinado em 2017 e com vigência até 2022, o Grupo de Trabalho de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Crea-ES acompanha vistorias em obras na Grande Vitória juntamente com a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

O coordenador do GT de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Crea-ES, engenheiro civil Jaime Oliveira Veiga, explica o caráter dessa visita técnica ao terminal. “Viemos nessa primeira visita reconhecer o local. Agora vamos solicitar os projetos que originaram essa construção, bem como os laudos existentes e tudo que foi escrito pelos órgãos que trabalharam nesse projeto para que possamos formar uma opinião e ajudar o Estado com nosso aparato técnico”, explicou Jaime.

Interdição

O Terminal de Itaparica está interditado desde o último sábado (21), devido ao comprometimento da estrutura da cobertura metálica. Um laudo, emitido por uma empresa contratada pela Ceturb, em abril deste ano, indicou falhas no projeto e na execução da obra, levando ao risco de desabamento da cobertura do terminal. Normalmente, mais de 45 mil pessoas transitam pelo Terminal de Itaparica nos dias úteis da semana.

Leia também:

- Governo entrará na Justiça contra empresas responsáveis pelas obras do Terminal de Itaparica

- Ceturb vê dificuldades em operar Transcol na rodoviária de Vila Velha

- Confira as linhas de ônibus que vão ser afetadas pela interdição do Terminal de Itaparica

Pontos moeda