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Educadores do campo participam de formação do programa Agrinho

Em 2017, alunos de Cachoeiro se destacaram no concurso do programa

Cerca de 80 servidores da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim que atuam no interior participaram de formação pedagógica realizada por meio do Programa Agrinho, voltado para alunos matriculados em escolas do campo.

Promovida no Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica Doutor Dirceu Cardoso (Cecapeb), em Morro Grande, a capacitação ocorreu na última terça-feira (10), com gestores e pedagogos, e na quinta (12), com professores.

O tema, “Trabalho e Consumo”, foi abordado pelo instrutor Carlos Pedro Guerra de Souza, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES), uma das entidades responsáveis pela iniciativa.

Os participantes foram orientados a desenvolver ações que visem à formação de estudantes enquanto cidadãos empenhados em colaborar para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Atrelados à organização pedagógica de cada escola, esses trabalhos serão desenvolvidos e, depois, inscritos na edição 2018 do concurso do Programa Agrinho.

“O Programa Agrinho fortalece nosso trabalho com os profissionais da rede atuantes no campo, permitindo assim, melhor eficácia na atenção aos alunos do interior”, destacou Cristina Lens, secretária municipal de Educação.

Ao todo, Cachoeiro conta com 17 escolas municipais no campo. São elas: Alto São Vicente, São Vicente, Maria das Graças Felipe, Luiz Semprini, Sertão de Monte Líbano, Jácomo Silotti, Tereza de Avelar Pícoli, José Pinto, Córrego Vermelho, Laurindo Sasso, Hilsen Darcy, Dolores Gonsalez, Samuel Pereira, Professora Cibélia Teixeira Zipinotti, Pluridocente Tijuca, Alberto Sartório e Sebastião da Rosa Machado.

Sobre o programa

Realizado pelo Senar/ES e pela Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes), em parceria com secretarias de Educação dos municípios capixabas, o Programa Agrinho tem o objetivo de oferecer a alunos e professores oportunidades de propor e executar ações e estratégias para enfrentar problemas que identificam no seu dia a dia na sala de aula, na escola e em sua comunidade.


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