Facebook e Instagram vão bloquear usuários com menos de 13 anos
Documentário revelou que moderadores das redes sociais eram orientados a ignorar perfis cujos donos aparentassem ser menores de idade
O Facebook e o Instagram devem começar a bloquear as contas de usuários com idade inferior a 13 anos. As informações foram divulgadas pelo site de notícias TechCrunch.
De acordo com a publicação, a conduta anterior das redes sociais era de investigar somente os perfis que fossem denunciados especificamente por pertencerem a menores de idade.
Com a mudança operacional em curso, os moderadores do Facebook e do Instagram fecharão as contas de qualquer menor de idade que identificarem — mesmo que elas tenham sido denunciadas por outro motivo, como conteúdo questionável.
Para que os perfis sejam reabertos, as redes exigirão provas de que os usuários têm idade superior a 13 anos, como documentos com foto emitidos pelo governo.
A notícia chega após um documentário exibido pelo Channel 4, do Reino Unido, revelar que revisores do Facebook eram orientados a ignorar perfis cujos usuários aparentassem ter menos de 13 anos: “É necessário que haja uma admissão ou denúncia de que a pessoa é menor de idade. Caso contrário, nós simplesmente fingimos não saber como é uma criança quando passamos por estas contas”, teria dito um funcionário da empresa.
Por outro lado, uma fonte da rede fundada por Mark Zuckerberck afirmou que a alteração na conduta dos moderadores não significa, necessariamente, o início de uma ampla varredura de perfis de menores de idade.
Atualmente, o Facebook não permite que pessoas com menos de 13 anos usem a plataforma por não poderem cumprir a Lei de Proteção à Privacidade On-line para Crianças dos Estados Unidos — que exige o consentimento de pais ou responsáveis para coletar dados sobre crianças.