Geral

Inscrições abertas para 155 mil vagas no Fies. Saiba como fazer!

Para se inscrever, é preciso ter participado de alguma edição do Enem a partir do ano de 2010 e há uma nota mínima

Realizar um curso superior e arcar com todos os custos que o envolve não é uma tarefa fácil. Além da mensalidade, que varia de acordo com o curso escolhido, gastos como transporte, alimentação e materiais de estudo pode tornar o sonho do diploma universitário ainda mais distante.

É nessas horas que muitos estudantes recorrem ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa que permite que o aluno financie até 100% do curso e comece a pagar somente após a formatura.

Nesta segunda-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para 155 mil vagas do Fies para o segundo semestre de 2018. Do total, 50 mil vagas são destinadas para pessoas com renda per capita de até três salários mínimos por mês. 

Já as pessoas que possuem renda per capita familiar de até cinco salários mínimos podem se inscrever na modalidade P-Fies. Nesse caso, os recursos provem dos Fundos Constitucionais e dos Agentes Operadores de Crédito.

O processo para conseguir uma das vagas começa com a inscrição, que pode ser realizada até o dia 22 de julho no site do programa. Pode concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

O passo seguinte é conferir o resultado da seleção, que será divulgado no dia 27 de julho, em chamada única. Os pré-selecionados deverão completar a inscrição e fechar o contrato de financiamento entre os dias 27 e 31 de julho no mesmo site em que foi realizada a inscrição.

Feito este processo, o aluno reúne a documentação necessária e comparece ao setor responsável na faculdade onde fará o curso. Com a validação da instituição de ensino, os documentos são encaminhados para o banco, pelo estudante, e a análise de crédito é realizada.

Sendo aprovada, o estudante já é liberado para seguir no curso, realizando, a cada semestre, o processo de aditamento disponível no site do Fies. Em geral, a instituição comunica ao aluno quando o processo já estiver disponível.

Pontos moeda