ADOTE UMA CAUSA

Geral

Instituto Ponte é a nova entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz

A entidade já trabalha há três anos visando dar oportunidade de educação de qualidade para adolescentes e famílias de baixa renda

Recentemente, o Instituto Americo Buaiz (IAB) completou o primeiro ano de atuação e apoio às entidades que promovem o bem para a população. O instituto trabalha em prol da ética, da promoção da cidadania e da defesa dos direitos humanos.

Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo instituto, uma nova entidade já foi escolhida para receber o apoio do IAB, inicialmente nos meses de julho e agosto: o Instituto Ponte.

A missão da instituição é dar oportunidade de educação de qualidade para adolescentes e famílias de baixa renda. O Instituto Ponte é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atua com transparência e meritocracia focada em resultados.

Somente no ano passado, 85 alunos foram atendidos pela entidade. O número representa um crescimento de 40% em relação ao serviço executado 2016. A média escolar dos alunos atendidos pelo Instituto Ponte em escolas particulares foi de 8,6 em 2017, sendo que 91% deles tiraram notas acima da média da turma em que estudam.

No total, são 16 escolas que firmaram parcerias com o Instituto Ponte. Destas, 10 estão entre as que têm melhores resultados no Enem no Espírito Santo. Em olimpíadas acadêmicas, 55% dos alunos foram destaque nos 3 anos de atuação da entidade.

Dentre os programas trabalhados pelo Instituto Ponte está o Bom Aluno, voltado para estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da Grande Vitória. O ingresso no programa acontece por meio de inscrição e processo seletivo, composto por etapas eliminatórias.

Para participar do programa, o aluno precisa se enquadrar em alguns critérios, como residir em cidades da Grande Vitória, rendimento escolar superior a 70% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assiduidade escolar acima de 90% e renda familiar de 1,5 salário mínimo por membro da família.

Outro programa desenvolvido pelo Instituto Ponte é o Primeira Chance. O projeto é realizado para abrir portas para estudantes que tenham o potencial limitado pela falta de oportunidades. É voltado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de qualquer cidade do Espírito Santo.

O Primeira Chance existe desde 2011 e nasceu em Fortaleza, no Ceará. Se trata de uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e sem bandeiras partidárias. Desde 2015, o Instituto Ponte é o responsável pela execução do programa no Espírito Santo.

Quem tiver interesse em ajudar qualquer programa do Instituto Ponte, pode doar materiais didáticos e uniformes das escolas e dos cursos de Inglês parceiros, bem como vale-transporte. Livros com temáticas infantojuvenis em bom estado também podem ser entregues. O telefone é (27) 2233-6363.

Instituto Americo Buaiz

No primeiro ano de trabalho do Instituto Americo Buaiz foram quatro instituições capixabas apoiadas. A primeira ação voluntária aconteceu com os idosos do Lar Monsenhor Alonso, no Parque Moscoso, em Vitória.

O segundo instituto apoiado pelo IAB foi o João XXIII. Um projeto que já retirou quase 3 mil crianças e adolescentes do risco social, em Vitória. Ao todo, o projeto retirou 2,7 mil crianças e adolescentes do risco social, que é o principal objetivo do João XXIII. 

Já o Serviço de Engajamento Comunitário – Secri - foi a terceita instituição apoiada.  A entidade que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, despertando a consciência crítica por meio da promoção humana.

A quarta entidade foi a Associação Albergue Martim Lutero, que tem por missão acolhe e auxiliar pessoas por meio da assistência à saúde, contribuindo para uma relação saudável de cada indivíduo consigo, com o próximo e com o meio ambiente. 

Pontos moeda