• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

México diz que acertou com EUA meta para acordo preliminar do Nafta em agosto

Geral

México diz que acertou com EUA meta para acordo preliminar do Nafta em agosto

Autoridades dos Estados Unidos e do México concordaram em ir adiante com as negociações para reformular o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) com vistas a alcançar um acordo preliminar até o fim de agosto, afirmou nesta quarta-feira o secretário de Economia do país hispânico, Ildefonso Guajardo.

"(O prazo) É factível de um ponto de vista técnico, mas, politicamente, você precisa de flexibilidade de todas as partes", acrescentou o economista mexicano, que atua como o negociador-chefe do México para o Nafta, em entrevista a uma estação de rádio local.

Em uma reunião de gabinete na Casa Branca nesta quarta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse ter participado de uma "boa sessão" com o vizinho ao sul a respeito do Nafta, que ele já criticou repetidamente injusto. Ele também comentou que Washington pode fechar acordos separados com México e Canadá, sugerindo que a meta de obter um acerto preliminar para o Nafta em agosto ainda é questionada na Casa Branca.

Guajardo planeja se reunir com o Representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, em Washington em 26 de julho para abordar pontos de dissenso do Nafta, como regras de conteúdo para o setor automotivo e mecanismos para solucionar disputas comerciais.

O Canadá também se juntará às negociações, disse o mexicano, sem, no entanto, oferecer datas específicas para uma nova rodada de conversas entre os três países. Fonte: Dow Jones Newswires.