Geral

Movimentação continua intensa nesta terça-feira no Terminal de Vila Velha

Desde a última segunda-feira (23), os terminais de Vila Velha e Ibes amanheceram com movimentação intensa

Terminal de Vila Velha | Foto: Talita Carvalho/ TV Vitória

Um total de 35 linhas que operavam no Terminal de Itaparica foram transferidas para outros terminais, sendo cinco para o Terminal do Ibes e 30 no Terminal de Vila Velha. O ponto que seria na Rodoviária de Vila Velha não é mais, mas sim entre o Shopping Boulevard e o Terminal de Itaparica. Ao todo, três foram suspensas: 611, 656 e 661 porque fazem o mesmo itinerário. 

A equipe da TV Vitória esteve no Terminal de Vila Velha na manhã desta terça-feira (24), e apedar da movimentação continuar intensa em Vila Velha, as pessoas já conseguem encontrar os locais com mais facilidade. Pelo Terminal de Itaparica, circulam aproximadamente 45 mil pessoas todos os dias.

Interdição

O Terminal de Itaparica foi interditado por tempo indeterminado desde o último sábado (21), devido a um comprometimento da estrutura local. Um laudo foi apresentado pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos De Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e apontou problemas no projeto de execução das obras, por isso o terminal ficará fechado para reforma. 

O terminal foi inaugurado em 2009 e é um dos mais novos da Grande Vitória. A construção custou mais de R$ 8 milhões. Os estudos sobre problemas na estrutura do Terminal de Itaparica começaram após a retirada, em 2015, de marquises que apresentavam riscos de queda. Em 2013, a primeira parte delas havia despencado durante as fortes chuvas registradas na época.

Atrasos

As pessoas continuam reclamando de atrasos, mas a Ceturb informou na última segunda-feira (23), que irá remanejar os horários das linhas e que eles estavam sendo cumpridos de acordo com a saída do Terminal de Itaparica. A Ceturb disse ainda que esses atrasos já eram esperados, mas que haverá uma reorganização. 

Assista a entrevista completa

Governo entrará na Justiça contra empresas

O Governo do Espírito Santo anunciou, na segunda-feira (23), que vai processar as duas empresas responsáveis pelas obras do Terminal de Itaparica, em Vila Velha. 

Estrutura metálica

O laudo da vistoria feita no Terminal de Itaparica apontou que a principal falha estrutural ocorreu na cobertura metálica. Segundo o secretário estadual de Transporte e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, uma empresa será contratada para a retirada da atual estrutura, que está comprometida.

O secretário afirmou que, assim que a cobertura for retirada, o terminal poderá voltar a operar. No entanto, ele não deu um prazo para que isso aconteça.

"Nós já fizemos contato com três empresas e, rapidamente, estaremos informando o prazo para retirada da estrutura metálica da cobertura do terminal. Hoje eu não consigo fazer previsão, mas nós vamos nos empenhar muito para que, com um espaço de tempo possível, porque é uma estrutura grande, a gente possa fazer a retirada e voltar a operação do terminal, que é possível mesmo antes da colocação da nova cobertura", ressaltou.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), assim que a estrutura metálica for retirada, uma parte do terminal, coberta por toldos, poderá voltar a funcionar. Para isso, novos toldos deverão ser instalados.

Pontos moeda