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Professores recebem formação pedagógica com brinquedos em Cachoeiro

A expectativa é de que até dezembro 55 unidades recebam a formação. E para o ano que vem, nas demais 20 escolas da rede municipal

Professores que atuam na rede pública municipal de Cachoeiro passaram a receber a formação pedagógica “Brincar, jogar e aprender nas diversas linguagens”. A atividade acontece três vezes por semana, na escola Monteiro Lobato, no Alto União, e na escola Aurora Estellita Herkenhoff, no Aquidaban.

A expectativa é de que até dezembro 55 unidades recebam a formação, e para o ano que vem, nas demais 20 escolas da rede municipal.

Com o projeto, o objetivo é proporcionar reflexões aos professores sobre a importância da ludicidade nos diferentes componentes curriculares. Para praticar a atividade, dois formadores vão às escolas que estão com os jogos e brinquedos organizados, para os professores utilizarem o material e trem conhecimento o valor pedagógico de cada jogo. 

A secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, explica que durante a formação os professores são chamados a desempenharem um papel importante no cotidiano da escola: mediar as situações que acontecem entre o jogo/brinquedo e o aluno.

“Tudo isso contribuirá para a compreensão da cultura lúdica, o desabrochar e o desenvolvimento das potencialidades de quem brinca e a estimulação do criar e recriar e não apenas a repetição do aprendido. Nosso foco, portanto, é que esses recursos pedagógicos ampliem a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos”, ressalta Cristina.

“O intuito é realizar uma formação interativa, dinâmica e dialogada, por meio de trocas de experiências e partilha de saberes, dentro de cada escola. Pois não se trata de mobilizar essa vivência somente para a dimensão pedagógica, mas, sobretudo, na criação de um ambiente de aprendizagem vivo e estimulante”, acrescenta Valéria Duarte, gerente pedagógica de Ensino.

Com essa formação, a Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) atende às metas 1 (estratégia 7, educação infantil) e 2 (estratégias 14 e 15, ensino fundamental) do Plano Municipal de Educação.

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