TRANSFORMAÇÃO

Geral

Projeto social transforma a vida de jovens através da união de esporte e educação

Em uma das extensões do projeto, localizado no bairro Santa Rita, em Vila Velha, os ensinamentos apreendidos dentro de campo servem para a vida inteira

O Campeões de Futuro atende jovens em todos os 78 municípios do Estado | Foto: Suellen Araújo

Com o objetivo de oferecer esporte gratuito para crianças e adolescentes, o Projeto Campeões de Futuro atende 78 municípios do estado, aliando prática esportiva e educação. Dessa forma, visa criar um colchão social para afastá-las do risco social e do envolvimento com a criminalidade.

O projeto, criado em 2016, recebe há dois anos jovens e adolescentes do Programa Ocupação Social. Com ele, o número de atendimentos passou de duas mil em 2017. Para 2018, a meta do Governo do Estado é atingir pelo menos quatro mil jovens. 

Apesar do projeto não visar a formação de talentos esportivos de alto rendimento, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis, competições intermunicipais e em festivais esportivos do projeto.

Exemplos

Em uma das extensões do projeto, localizado no bairro Santa Rita, em Vila Velha, os ensinamentos apreendidos dentro de campo servem para a vida inteira. Com as orientações dos técnicos, e muito esforço, cerca de 80 meninos reforçam o direito de sonhar.

O estudante Matheus Oliveira é um bom exemplo de como o projeto pode mudar a vida desses jovens. No time há mais de 11 anos, Matheus está de malas prontas para jogar na Suíça.

"É a realização de um sonho. Entrei no projeto com cinco anos de idade, e aqui aprendi a ser um atleta e um homem de bem", afirma o jovem. 

Atendendo estudantes com idade entre cinco e dezessete anos, o projeto também visa vencer obstáculos. Essa é a garantia do técnico e coordenador do projeto em Santa Rita, Enrique Capelaro. 

"O nosso principal objetivo é ocupar o tempo das crianças. Dessa forma, visamos não somente formar atletas, mas homens de caráter. Quem participa do projeto pode até não virar um jogador profissional de futebol, mas com certeza será um grande homem", define o técnico. 

Oportunidade

Quem também se destaca dentro e fora do campo é o jovem Lyncon Loreto Monteiro. Ele, que nasceu e foi criado em Planalto Serrano, na Serra, após frequentar desde muito cedo o campo improvisado perto de casa, há dois meses assinou o primeiro contrato em um time profissional. E o jovem quer seguir ainda mais longe. 

Garantindo oportunidades efetivas para a construção de trajetórias que possibilitem o pleno exercício dos direitos e da cidadania, e melhorando as condições de inclusão social da juventude, o Programa Ocupação Social objetiva o pleno exercício dos direitos e da cidadania.

Quer fazer parte desse time? Procure uma unidade do projeto Campeões de Futuro em seu município e mude também a sua história.

Confira a reportagem do 'Cidade Alerta ES' sobre o projeto:


Pontos moeda