Geral

Saiba como proteger seu WhatsApp de ser espionado por outras pessoas

Mesmo com mensagens criptografadas de ponta a ponta, é possível que alguém aproveite um descuido para ter uma brecha e ler suas conversas

Pablo Marques, do R7

Muitas pessoas têm medo de ter o WhatsApp espionado por ser um aplicativo usado para trocar segredos e desabafar com amigos e amigas. As conversas são criptografadas e o conteúdo das mensagens não pode ser acessado por uma outra pessoa. Porém, é possível acessar o aplicativo de outras maneiras se você não tomar cuidado.

Uma maneira de ter certeza que ninguém está lendo suas conversas é sair de todos os computadores em que o WhatsApp Web já foi usado. É possível que você tenha utilizado o app em um computador na casa de alguém ou em algum lugar público e o esqueceu aberto.

O primeiro passo para sair do seu WhatsApp em todos os computadores é tocar nos três pontinhos no canto superior direito e depois abrir a opção WhatsApp Web. 

Será exibida uma lista com todos os computadores que têm acesso ao seu Web WhatsApp. Caso você não reconheça um dos itens, toque em sair de todos os computadores.

Em seguida, confirme em sair. Após selecionar esta opção, será preciso reconectar no computador de sua casa e também no do trabalho, por exemplo, mas você terá a certeza de que ninguém, além de você, tem acesso ao aplicativo.

Se você achava que alguém está lendo suas conversas, fique atento na indicação de quando chegar uma nova mensagem.

Quando alguém envia uma mensagem para você, a conversa recebe uma bolinha na cor verde com um numeral em branco indicado o número de novas mensagens.

Porém, se alguém leu a mensagem antes e tentou camuflar a espionagem com o marcar como não lida é fácil identifica que algo está errado. A bolinha verde da conversa estará presente para indicar que há novas mensagens, porém, o numeral sumirá. Esse é o sinal que alguém leu a mensagem antes de você.

Usar o WhatsApp com o mesmo número de telefone, mas em celulares diferentes é impossível. Ou seja, uma pessoa será desconectada se uma outa conseguir conectar.

Para ter uma barreira extra contra a tentativa de alguém roubar o seu número, use a verificação em duas etapas. Desta maneira, ao conectar um número, será solicitado uma senha, o chamado PIN.

Basta clicar em configurações, segurança e depois ir até verificação em duas etapas.

Clique em ativar e depois escolha os 6 números que serão usados para desbloquear o aplicativo quando fazer o login novamente ou quando trocar de aparelho. Assim, se alguém tentar usar seu Whatsapp em outro celular será impedido por mais essa proteção. 

Pontos moeda