Geral

Universidade do SUS oferta cinco cursos gratuitos para profissionais da saúde

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de dezembro e as atividades devem ser concluídas até dia 20 de janeiro para entrega de certificado.

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) acaba de disponibilizar cinco cursos gratuitos, ofertados na modalidade a distância e de início imediato, voltados para profissionais de saúde: Atualização do Manejo Clínico da Influenza, Saúde da População Negra, Dengue, Hanseníase e Coinfecção TB-HIV. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de dezembro e as atividades devem ser concluídas até dia 20 de janeiro para entrega de certificado.

Os cinco cursos têm propostas horários flexíveis para atender a todos os profissionais interessados, independente de suas agendas. Vale lembrar que o usuário que já estiver matriculado em ofertas anteriores tem até 29 de julho para finalizar as atividades. Caso não consiga terminar, poderá se matricular nas novas ofertas. Confira a lista completa com todas as informações dos cursos.

Atualização do Manejo Clínico da Influenza

Com carga horária de 6h, o treinamento visa atualizar médicos que atuam em toda rede assistencial para reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

Mais informações e inscrições aqui.

Dengue

Com carga horária de 10h, a iniciativa tem como objetivo familiarizar os profissionais de saúde, conforme as recomendações mais recentes do Ministério da Saúde, no que tange o manejo clínico da doença. A partir da análise de casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente.

Mais informações e inscrições aqui.

Saúde da População Negra

A oferta oportuniza a reflexão para uma atuação na perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família, visando a melhoria da qualidade de atendimento e a redução das desigualdades, alinhadas aos princípios do Sistema único de Saúde (SUS) e da Política Nacional Integral da População Negra (PNSIPN).

Mais informações e inscrições aqui.

Hanseníase

Dividido em três unidades - Vigilância; Diagnóstico; e Acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica – o conteúdo conta com a utilização de casos clínicos transversais, que abrangem e integram os aspectos de controle da doença. Além disso, traz vídeo-aulas com explicações de especialistas e vídeos de apoio com dramatizações que tratam do tema. São também utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para que se possa aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.

Mais informações e inscrições aqui.

Coinfecção TB-HIV

Voltado para profissionais de nível superior, o curso é composto por três unidades, que tratam de aspectos de apoio psicossocial e manejo clínico de coinfecção, com foco especial no diagnóstico de tuberculose nas pessoas que tem HIV, e a organização de serviços para atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV. Além de uma unidade dedicada a casos clínicos interativos que simulam situações reais.

Mais informações e inscrições aqui

Pontos moeda