Geral

Vacinação contra sarampo terá campanha a partir do dia 6 de agosto no Espírito Santo

De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, até o dia 17 de julho, 677 casos foram confirmados em todo o país

A campanha visa combater os surtos que têm ocorrido em alguns estados | Foto: Ministério da Saúde

Começa no próximo dia 6 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A ação será realizada em todos os postos de saúde do Brasil. O público prioritário são crianças de 1 a 5 anos. O dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontecerá em 18 de agosto, um sábado.

A imunização exige duas doses. No setor público, a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a vacina tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral.

A campanha visa combater os surtos que têm ocorrido em alguns estados do país através do aumento da cobertura vacinal.  Uma das novidades é que as crianças que já receberam as duas doses poderão tomar uma terceira para assegurar sua proteção.

Público Adulto

O Ministério da Saúde disponibiliza duas doses do imunizante para todos até 29 anos de idade e uma dose única para aqueles entre 30 e 49 anos. Caso você não tenha recebido alguma delas, basta ir ao posto de saúde mais próximo e atualizar sua caderneta de vacinação.

Contraindicação 

A injeção é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa – causada por alguma doença ou medicação –, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior. Converse com um médico.

Surto

De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, até o dia 17 de julho, 444 casos haviam sido confirmados no Amazonas e 216 em Roraima. No país todo, o número já chega a 677.

Pontos moeda