• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Veja fotos do mais longo eclipse lunar do século pelo mundo

Geral

Veja fotos do mais longo eclipse lunar do século pelo mundo

No Espírito Santo e em vários países, a Lua foi encoberta pela sombra do planeta Terra. O fenômeno desta sexta-feira teve duração de quase duas horas

Na Grécia, a Lua nasceu por traz do templo de Poseidon | Foto: Reprodução Facebook

A noite desta sexta-feira (27) foi especial para a astronomia por ter ocorrido o mais longo eclipse lunar do século 21. No Brasil, a Lua nasceu por aqui às 16h30 (horário de Brasília), quando ainda não era possível ver o satélite natural da Terra no céu.

Nas cidades localizadas perto do litoral ou em área até próximo do Distrito Federal, o Eclipse foi visto por cerca de uma hora. No Norte e no Centro-Oeste do país, a sombra sobre a Lua foi apenas parcial.

A cidade de Recife foi a primeira do país ver a Lua no céu. O eclipse foi acompanhado a partir das 17h55. Ao longo do dia, o céu estava fechado, mas o tempo abriu no início da noite.

Na Praia de Camburi, em Vitória, o Eclipse foi um destaque a parte na noite da bela capital do Estado.

A "Lua de Sangue"

A coloração avermelhada da Lua ao entrar na sombra da Terra é o motivo do fenômeno receber o nome de "Lua de Sangue". Isso acontece por que a luz do Sol para de incidir na superfície lunar e somente alguns raios, que passam pela atmosfera do planeta, conseguem alcançar o satélite natural.

Em Amã, capital da Jordânia, a lua se destacou ao lado das construções antigas da cidade