Geral

Whatsapp vai alertar usuários para links suspeitos de golpes

Os famosos links, que são capazes de roubar informações dos usuários do aplicativo podem estar com os dias contados

Foto: Reprodução/Pexels

Quem nunca recebeu pelo Whatsapp uma mensagem compartilhada, que prometia prêmios ou produtos de uma marca? Os links capazes de roubar informações dos usuários do aplicativo podem estar com os dias contados.

Isso porque um novo recurso já está em teste no WhatsApp. O aplicativo de mensagens vem vai tomando medidas de segurança na tentativa de limitar golpes. A funcionalidade foi identificado nesta quinta-feira (19), pelo site Mashable e, segundo informações, os testes só apareceram para um pequeno grupo de usuários.

A proposta do aplicativo é impedir que golpes como o phishing - que 'pesca' informações do usuário - se espalhem. Com isso, os links recebidos pelo Whatsapp com recados urgentes ou prometendo promoções devem acabar ou ao menos diminuir a frequência.

Veja um exemplo:

Com o recurso, será mostrado uma etiqueta vermelha acima do link com a mensagem "Link suspeito". No caso do exemplo acima, o Whatsapp verificou que o "W" do endereço na verdade é uma letra de outro alfabeto usada no truque. Esse tipo de truque também é aplicado com  o "L" minúsculo e o "I" maiúsculo, por exemplo.

O recurso não quer dizer a privacidade do usuário está comprometida ou que o aplicativo vai quebrar a própria criptografia e ler todos os links e recados recebidos. Um porta-voz da empresa informou o filtro de links é aplicado "inteiramente no seu dispositivo".

As informações são do site TecMundo.

Pontos moeda