MULTIVERSO CORPORATIVO - QUERO TER

Geral

A evolução tecnológica e o futuro do mercado

Que tal pensar em fabricar tecnologia, sistemas de coleta de dados e ferramentas de análise de gargalos produtivos?

Foto: Divulgação

(*)Por Flávio Cavalcante
O mercado às vezes acompanha a sociedade mas, em algumas oportunidades, dá saltos radicais empurrando-a para um carrossel de mudanças. É esse o momento em que vivemos. Nos próximos 20 anos todas as profissões vão ser impactadas, e algumas destruídas, pela evolução tecnológica. Mas hoje vou focar na oportunidades que a Industria 4.0 vai trazer.

A Indústria 4.0 nasce na Alemanha de 2013 e foca nas inovações tecnológicas e produtivas das áreas de automação, controle de processos e tecnologia da informação. 

Além disso, tem como preceitos as decisões em tempo real (onde os dados chegam e impactam imediatamente na produção), na virtualização, proporcionando testes constantes em busca de gargalos produtivos, na estrutura modularizada, através das novas configurações (modelo lego) e na orientação para o serviço – ou seja, eliminação do comércio gerando o F2C – Factory to Consumer (da fábrica para o cliente). Ou seja, o mundo vai se estreitar para quem trabalha com comércio.

Foto: Divulgação

Confira o áudio do professor Flávio Cavalcante:

Captar, analisar e proteger dados é a profissão do futuro

Mas esse é um sinal excelente para quem quer empreender. Que tal pensar em fabricar tecnologia, sistemas de coleta de dados e ferramentas de análise de gargalos produtivos? Ou seja, nunca na história da humanidade 1 SEGUNDO foi tão importante.

Confira a análise do professor Flávio Cavalcante sobre o tema: 

*Flávio Cavalcante é professor, palestrante e autor de obras sobre carreira, mercado de trabalho e planejamento estratégico pessoal.

Pontos moeda