ADOTE UMA CAUSA

Geral

Conheça a história da Afecc, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz

O trabalho da instituição já é muito conhecido em todo o Espírito Santo, mas poucos conhecem a sua história

Foto: Divulgação

A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer - Hospital Santa Rita de Cássia (Afecc) é a mais nova entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz. O trabalho da instituição já é muito conhecido em todo o Espírito Santo, mas poucos conhecem a sua história.

Tudo começou em meados da década de 1950. O médico oncologista Dr. Afonso Bianco prestava assistência aos pacientes com câncer na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, única instituição que oferecia tratamento oncológico.

Diante disso, ele e sua esposa, Ylza Bianco, começaram a movimentar ideias empenhando-se em reunir senhoras da sociedade em favor da saúde capixaba. A mobilização avançou e em 28 de abril de 1952 nasce a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer - Afecc.

Mas esse foi apenas o primeiro passo. Pouco a pouco, a Associação cresceu e junto com ela o sonho de ter uma infraestrutura adequada, que pudesse prestar assistência de qualidade aos doentes. Decidiram pela construção de um hospital. Em 1964 a Afecc recebeu uma importante ajuda da Central Evangélica da Alemanha e finalmente em 1967, o governo estadual doou definitivamente o terreno para a edificação do hospital.

Em 31 de março de 1970 o Hospital Santa Rita da Cássia é inaugurado. Estava nascendo uma nova esperança para o tratamento de doentes com diagnóstico de câncer. A Afecc é administrada por uma Diretoria Voluntária, sem remuneração e conta com uma equipe de 340 voluntários, trabalhando unida, em prol de um objetivo comum que é o de promover o bem estar do paciente.

A integração dos profissionais das áreas médica e social, voluntariado e familiares, propicia toda a assistência ao paciente, não apenas quando encontram-se internados mas, também domiciliados. Isso faz com que o paciente tenha um tratamento continuado, sem interrupções e, consequentemente com uma eficácia maior e maiores chances de recuperação.

Neste meio século de constante busca pela excelência no trabalho assistencial que realiza, a Afecc orgulha-se de ter conquistado a credibilidade e o respeito da sociedade capixaba, tendo como objetivo o cumprimento de sua missão. Hoje, a Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia é o maior complexo oncológico do Espírito Santo.


Pontos moeda