Geral

Criança de Guarapari sofre com problema muscular e família organiza vaquinha online para cirurgia

O objetivo é arrecadar recursos para o procedimento cirúrgico do Adryan Cabral, de três anos, que sofre com uma rigidez muscular desde os oito meses de idade.

Foto: arquivo pessoal/ Indaiara
Adryan Cabral tem três anos de idade.

Os familiares de Adryan Cabral, de três anos, estão organizando uma força tarefa para ajuda-lo a realizar um procedimento cirúrgico. A criança sofre com Espasticidade, que é uma rigidez muscular, desde os oito meses de idade e precisa fazer uma cirurgia de alto custo para reverter o problema. Para arrecadar os recursos necessários da cirurgia, a família, que mora no bairro Kubitschek, em Guarapari, organizou uma Vaquinha Online.

A técnica de enfermagem Indaiara Cabral, mãe de Adryan, explicou que o menino nasceu saudável, mas a partir dos cinco meses de idade ela e o marido começaram a perceber que a criança tinha algum problema nas pernas. “Nós o levamos ao pediatra e ele nos pediu para observar se isso passaria com o tempo. Só que, aos oito meses, percebemos que ele continuava com a dificuldade. Não conseguia sentar nem engatinhar, o que já é normal nessa idade”, afirmou.

De acordo com Indaiara, a partir de então, o filho foi encaminhado ao neurologista e ortopedista, quando foi constatado que a criança provavelmente passou por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) intrauterino. “A ressonância não indica nenhuma sequela no cérebro dele, mas de acordo com os médicos, a única explicação para essa rigidez muscular é o AVC”, explicou. A mãe ressalta que hoje Adryan tem dificuldade para se equilibrar. “Ele não consegue andar sozinho, apenas se apoiando em alguma coisa”, informou.

Foto: Reprodução

Indaiara contou que a ideia de realizar a vaquinha online surgiu há cerca de 15 dias, quando Adryan realizou uma consulta com um especialista em problemas de Espasticidade, em Joinville. No local, o médico informou que a rigidez muscular do menino está no nível quatro de uma classificação que vai de 1 a 5. “O doutor explicou que ele está com o grau bem elevado e se chegar ao nível cinco, não conseguirá andar porque provocaria um atrofiamento dos músculos”, declarou.

Para que o problema seja revertido, Adryan precisa passar por uma cirurgia minuciosa na coluna, que possui um custo elevado. “Nós temos que correr contra o tempo para que ele não passe para o próximo grau, mas só o procedimento cirúrgico custa R$ 95 mil, fora os gastos com o hospital”, afirmou a mãe. Indaiara enfatizou que uma das maiores dificuldades é lidar com a sensação de impotência. “Ele vira pra mim e fala que quer andar, porque ele tá começando a perceber que as outras crianças conseguem fazer algumas coisas e ele não. Eu me sinto a pior pessoa do mundo por não conseguir atender ao pedido dele”, ressaltou.

Quem tiver interesse em ajudar pode acessar o link da vaquinha online ou através da conta bancária da família.

Link da vaquinha

Banco: Caixa Econômica federal

AG: 0881

OP: 013

CP: 00037282-2

Indaiara Janaina Guedes Cabral

Pontos moeda