MULTIVERSO CORPORATIVO - QUERO APARECER

Geral

O poder da motivação

"Uma imagem, um som, uma fala...todos essas são apelos sentimentais de um bom líder para inflamar seus colaboradores"

Foto: Divulgação

(*)Por Flávio Cavalcante
Tudo que o homem precisa para fazer qualquer coisa é um motivo. Assim criamos datas que funcionam com marcos mentais para iniciar projetos e que muitas vezes se tornam espinhos em nossa consciência.

Não é novidade que criamos mecanismos para motivar ou justificar nossas atitudes, pois até na Itália de Eneias os portões de Juno eram abertos para incentivar a sociedade a participar dos conflitos armados. Tal faísca motivacional era o suficiente para iniciar um processo tão complexo quanto uma guerra.

Todavia, esse artifício não é exclusivo da mitologia, as organizações devem conhecer quais são seus fatores motivadores e utilizar tais elementos simbólicos para motivar os funcionários iniciando um processo de mudança. Apenas uma faísca.

Confira o áudio do professor Flávio Cavalcante:

Nas crises que as soluções criativas surgem e os líderes despontam

Uma imagem, um som, uma fala...todos essas são apelos sentimentais de um bom líder para inflamar seus colaboradores. Conhecer os elementos motivacionais de cada funcionário é uma vantagem competitiva para o motivador. Apelar para seu profissionalismo, mas também para seu humanismo. Trançar emoções demonstrando seguranças e medos aproxima-os do poder e torna-os parte obrigatória da resolução. 

Foto: Divulgação

Confira como o professor Flávio Cavalcante analisa o tema:

*Flávio Cavalcante e professor, palestrante e autor de obras sobre carreira, mercado de trabalho e planejamento estratégico pessoal. 

Pontos moeda