Geral

Seis em cada dez brasileiros acreditam que Lei Seca diminuiu número de motoristas bêbados

Onze anos depois da lei entrar em vigor, as punições ficaram ainda mais rigorosas

Foto: EBC

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas indicou que 59,4% dos brasileiros acreditam que o número de pessoas que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas diminuiu após a implementação da Lei Seca, em 2008.

Onze anos depois da lei entrar em vigor, as punições ficaram ainda mais rigorosas e o valor para qualquer volume de álcool detectado no bafômetro passou a ser de R$ 2.934,70 por uma infração gravíssima.

A percepção de redução atinge seu maior nível entre as pessoas de 45 a 59 anos, com 62,1%. Já o menor nível é encontrado com os 57% encontrados na faixa etária entre os 25 e os 34 anos.

Ainda segundo o levantamento, no universo geral da pesquisa, 30% dos brasileiros acreditam que a frequência com a qual motoristas dirigem depois de ingerir bebida alcoólica se manteve a mesma após a Lei Seca.

Enquanto isto, 5,6% dos brasileiros acham que o número de motoristas embriagados aumentou após a implementação da política pública. Outros 4,9% não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema.

A pesquisa foi realizada com 2.046 brasileiros maiores de 16 anos, em 164 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas por telefone entre os dias 20 e 25 de junho de 2019. A amostra tem grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente dois pontos percentuais para os resultados gerais.

Com informações do Portal R7!

Pontos moeda