CORONAVÍRUS

Geral

Com mudanças, 41 cidades em risco alto continuam com revezamento no comércio

Para todos os estabelecimentos e serviços, é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa

Foto: Bianca Vailant/TV Vitória
Av. Expedito Garcia, em Cariacica: município segue em risco alto

O novo mapa de risco, que passa a vigorar a partir desta segunda-feira (13) no Espírito Santo, segue com 41 municípios classificados como risco alto para a contaminação do novo coronavírus e continuam com o funcionamento em sistema de revezamento no comércio. Houve mudanças na lista das cidades e alterações nas regras para abertura de estabelecimentos.

Por ser dia ímpar, nesta segunda podem ser abertos, das 10h às 16 horas, os estabelecimentos que vendem eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, móveis, colchões, cama, mesa e banho, artigos de festas e decoração, artigos de informática, classificados como lojas de consumo não pessoal.

Os municípios são: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Brejetuba, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Nos dias pares do calendário, está autorizado o funcionamento dos estabelecimentos de consumo pessoal, como lojas de roupas, calçados, cosméticos, perfumarias, acessórios, óticas, pet-shops, artigos esportivos e similares.

Os estabelecimentos que fazem a comercialização dos dois tipos de produtos, sendo de consumo pessoal ou não pessoal, devem adotar um critério de predominância para os dias de funcionamento, seja em dias ímpares ou pares. Todas as lojas poderão realizar o serviço de delivery ou retirada do produto pelo cliente com hora marcada, sem limitação de dias e horários.

Shoppings

Os shoppings de todo o Espírito Santo abrem, mas cumprem uma série de regras: as lojas maiores, chamadas âncoras, podem funcionar das 12h às 18 horas; lojas de alimentação podem funcionar das 12h às 16 horas; e as lojas satélite, que são as menores, funcionam das 14h às 20 horas. A presença de menores de 12 anos é proibida e os estabelecimentos devem limitar a quantidade de clientes.

Regras

Para todos os estabelecimentos e serviços, é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa. Vale ressaltar que o equipamento se tornou obrigatório em todo o Espírito Santo. Nos demais municípios capixabas, considerados de risco leve e moderado, as atividades comerciais funcionam em horários especiais e diversas regras são obrigatórias, como o uso de máscara por funcionários e clientes, além da higienização constante dos locais.

Mudanças

As alterações das regras valem para as cidades com risco moderado, onde o comércio passa a funcionar, diariamente, entre 10h e 18h e também aos sábados até as 16h. Antes, o horário limite é às 16h e é proibido abrir nos fins de semana. Regra que permanece nas cidades de risco alto.

Além disso, com a nova matriz, também há alteração das regras para o funcionamento de lanchonetes e restaurantes. Nos municípios classificados como risco baixo, não haverá mais limitação do horário de funcionamento. Nas cidades com risco moderado, os estabelecimentos poderão funcionar entre 10 horas e 18 horas e também aos sábados, até às 16 horas. Nas cidades de risco alto, será permitido o funcionamento até às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Os critérios de funcionamento das academias de ginástica nos municípios de risco moderado também sofrem alteração. A partir desta semana, os estabelecimentos não estarão mais limitados ao atendimento de até cinco alunos, de forma simultânea, mediante agendamento. A regra permanece em vigor nas cidades classificadas como risco alto. No entanto, todos os municípios devem continuar a seguir o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários.

Mapa de Risco

Foto: Divulgação

O 13º mapa de Gestão de Risco aponta que o Espírito Santo possui, além dos 41 municípios com risco alto, 37 cidades classificadas como risco moderado de contaminação do novo vírus. Nenhuma cidade está considerada de risco baixo ou extremo. O novo Mapa de Risco passou a valer nessa segunda-feira (13).

As cidades com risco moderado são: Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta, Viana e Vila Pavão.


Pontos moeda