Geral

Dia do Bombeiro: homenagem aos que dão a própria vida por muitas outras vidas

A Rede Vitória de Comunicação parabeniza aqueles que encaram sangue e batalha, fazendo dos peitos férreas muralhas e não temem a morte

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Rede Vitória

Era apenas mais uma criança que, como muitas outras, brincava e sonhava com o futuro. Seu brinquedo preferido era um pequeno caminhão vermelho, com escadinhas e mangueiras: réplica daqueles que sempre vemos em operações de alto risco, em que é preciso de profissionais altamente qualificados para exercer a missão de vidas alheias e riquezas salvar.

A criança cresceu e deixou para trás o sonho, fazendo com que tudo aquilo se tornasse realidade. Correu atrás e fez o possível para conseguir chegar onde sempre sonhou: ser membro da corporação do Corpo de Bombeiros Militar. Foi no exercício de suas funções, para a qual fez um compromisso no dia da formatura, que muitos momentos especiais com aqueles que amava foram deixados para trás. Tudo isso para serem, na guerra, indomáveis leões.

O relato acima é fictício, mas resume a história de tantos homens e mulheres que são capazes de dar a própria vida para cumprir a missão de salvar a vida de pessoas desconhecidas. É a história de quem abre mão de uma ceia de Natal em família para que outras famílias possam confraternizar em segurança. É a história de quem insiste em pedir que a população fique em casa se protegendo de um vírus que pode ser mortal, mas que está na linha de frente no combate à doença.

Neste dia 02 de julho, data em que se comemora do Dia do Bombeiro, a homenagem da Rede Vitória de Comunicação vai para aqueles que, mesmo cansados, encaram sangue e batalha, fazendo dos peitos férreas muralhas e não temem a morte para defender e lutar pela população à eles confiada.

Se essa homenagem começou com um relato de ficção, o que não falta são histórias reais para contar. Como a do Major Wesley, que integrou a equipe de militares capixabas, composta por bombeiros e policiais, que trabalharam nas buscas em Brumadinho, logo após a tragédia ocorrida em 2019. "Nós sentimos o cheiro da tragédia", relatou, na época.

Foi também em meio a outra tragédia, desta vez no Sul do Espírito Santo, que o Corpo de Bombeiros ficou frente a frente com a dor de muitas famílias, que perderam tudo diante do cenário devastador em cidades como Iconha e Alfredo Chaves, por exemplo. Nesta última citada, inclusive, os corpos de um casal de idosos foram resgatados soterrados em meio a lama.

A vida a ser salva nem sempre se trata de um ser humano. Em Vila Velha, por exemplo, um dos inúmeros trabalhos realizados pelas equipes foi em prol do salvamento de uma cadela, que ficou presa em meio ao incêndio em uma casa abandonada.

E foi tentando salvar um outro bichinho, que estava em perigo em Alfredo Chaves, que um dos bravos guerreiros se foi. Em agosto de 2019, o subtenente Marco Antonio Cordeiro, do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, viveu sua última missão, visando sempre o bem estar de outras pessoas.

Mas nem tudo é luta e batalha. Há, ainda, motivos de alegria e orgulho na corporação. E o casal Gabriela Andrade e Heitor Lube, ambos do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, soube demonstrar isso muito bem. Há cerca de um ano, à espera do primeiro filho, o tema escolhido para o ensaio da gestante não poderia ser outro, senão o trabalho da mamãe e do papai. As imagens viralizaram.

Diante de tantas histórias de lutas e vitórias, alegrias e tristezas, suor e muito trabalho, fica a homenagem da Rede Vitória aos bravos combatentes e guerreiros, sempre dispostos a vidas alheias e riquezas salvar!

Pontos moeda