CORONAVÍRUS

Geral

ES tem 2.040 mortes por coronavírus; mais de 63,8 mil casos já foram registrados

Em 24 horas, foram contabilizadas 30 novas mortes e 1.008 casos confirmados do novo coronavírus no estado

Foto: Reprodução/Pexels

Em 24 horas, o Espírito Santo registrou 30 novas mortes e 1.008 casos confirmados do novo coronavírus. Com a atualização dos dados, o número de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 2.040 e o de casos confirmados para 63.881. Ao todo, 42.586 pacientes se recuperaram da doença.

As informações foram divulgadas, por volta das 17 horas desta segunda-feira (13), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que mostra as notificações da doença, em tempo real.

Além dos números levantados pela rede pública, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.

Maior número de casos

Vila Velha foi o primeiro município capixaba a chegar à marca dos 10 mil casos de covid-19. Segundo o Painel Covid-19, a cidade já registrou 10.016 infectados e segue como a recordista de casos no estado. Em segundo lugar aparece a Serra com 9.258 casos e, em terceiro lugar, está Vitória, que já contabiliza 9.079 casos.

Ainda segundo o painel, Jardim Camburi, na capital, continua sendo o bairro capixaba com maior número de casos confirmados. Ao todo, 1.198 pessoas foram infectadas na região. Praia da Costa, em Vila Velha é o segundo bairro, com 1.101 casos.

Coronavírus

A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Como até o momento não há tratamento específico para a doença, é fundamental manter alguns cuidados como o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a etiqueta respiratória:

- Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

- Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

- Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Pontos moeda