Geral

Tempestade tropical Isaías pode se tornar furacão

Às 17h (horário local; 18h em Brasília), o olho de Isaías estava 250 quilômetros a oeste-noroeste de Punta Cana e 400 quilômetros a sudeste das Bahamas

Foto: Nasa

A tempestade tropical Isaías, a nona da temporada de furacões do Atlântico, continua sobre as águas do Caribe levando fortes chuvas e rajadas de ventos de 95 km/h à República Dominicana, com a previsão de se transformar em furacão até a sexta-feira.

Às 17h (horário local; 18h em Brasília), o olho de Isaías estava 250 quilômetros a oeste-noroeste de Punta Cana e 400 quilômetros a sudeste das Bahamas. O fenômeno meteorológico se desloca para o noroeste a aproximadamente 31 km/h, de acordo com o mais recente boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Os dados indicam que o centro de Isaías passará perto do sudeste das Bahamas nesta quinta-feira. A tempestade - ou, possivelmente, furacão - também pode se aproximar do centro das Bahamas na noite de sexta-feira. No sábado, se deslocará para o sul da Flórida.

O governo das Bahamas já emitiu um alerta de tempestade tropical para o noroeste do arquipélago. Segundo o NHC, também foi acionado um alerta para a costa leste da Flórida.

Os ventos de Isaías com força de tempestade tropical podem chegar a 390 quilômetros de distância. Nesta quinta-feira, o fenômeno meteorológico deixou inundadas várias partes de San Juan, capital de Porto Rico, e cerca de 300 pessoas sem luz no sul.

Neste ano, as tempestades tropicais Arthur e Bertha se formaram antes do início oficial da temporada de furacões, que começou no dia 1º de junho e irá até 30 de novembro, seguidas por Cristóbal, Dolly, Edouard, Fay, Gonzalo e Hanna, esta última o primeiro furacão do Atlântico, que tocou o solo no Texas, no dia 25 de julho.

FONTE: Portal R7

Pontos moeda