Geral

Vizinhos se mobilizam para reformar casa de senhora no bairro São Gabriel em Guarapari

Os vizinhos se mobilizaram para construir um banheiro para a mulher de 59 anos, que tem câncer de mama e vive em situação precária

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Recentemente, moradores do bairro São Gabriel, em Guarapari, se mobilizaram para ajudar uma vizinha, que foi diagnosticada com câncer de mama e mora em uma casa com condições precárias, que sequer possui um banheiro. Arrecadando doações, os vizinhos pretendem reformar o espaço para que a senhora, de 59 anos, retorne para um ambiente confortável e digno, assim que receber alta do hospital.

Judite Rigoni é uma das vizinhas que está a frente dessa rede de solidariedade e conta como tudo começou. “Eu vivo no bairro há 18 anos e ela há aproximadamente seis anos. Eu a conhecia de vista, porque ia ao comércio onde eu trabalho, mas só me aproximei realmente depois que ela se separou do companheiro e comecei a perceber que ela andava suja. Conversando com ela, descobri que o local em que morava não tinha banheiro e ela fazia as necessidades em um saquinho plástico”.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Sensibilizada ao tomar conhecimento sobre as condições em que vivia a vizinha, cuja identidade não será revelada para que tenha a intimidade preservada, Judite conta que começou a ajudar como podia e percebeu que outros moradores do bairro apareceram para colaborar. “Eu levava refeições para ela e eu e alguns vizinhos começamos a nos revezar para lavar as roupas dela”.

Mas, segundo ela, a situação se tornou ainda mais crítica quando a senhora, que atualmente mora sozinha, foi diagnosticada com câncer de mama. “Ela me disse que o peito dela ainda tinha leite, estranhei já que o filho mais novo dela tem 26 anos. Uma agente de saúde muito atenciosa nos orientou e descobrimos que ela tem câncer nos seios”, relata. “Como ela não tinha banheiro em casa, não conseguia tomar banhos regulares e cuidar devidamente dos curativos, que passavam horas sem ser trocados”.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Hoje, a senhora encontra-se internada no Hospital Santa Casa, em Vitória, aguardando os exames e documentos necessários para passar pela cirurgia de retirada do tumor. Enquanto isso, os vizinhos agilizam o possível para proporcioná-la condições melhores que as atuais durante o período pós-operatório. “Nós contratamos um pedreiro, que está cobrando um preço irrisório para fazer a reforma. Vamos construir um banheiro para ela, consertar as paredes, que foram danificadas pela infiltração, e comprar uma mobília básica, o suficiente para ela viver com dignidade. Já conseguimos um colchão doado, cimento e R$350,00 em dinheiro para pagarmos a mão de obra”, explica Judite.

Caso queira colaborar com a reforma, entre em contato com Judite por meio do número (27) 99858-3307 ou com Vera, também responsável pela arrecadação, através do telefone (27) 99726-9809, que informarão os itens de maior urgência e passarão maiores instruções para a doação.  

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Texto: Nicolly Credi-Dio

Pontos moeda