• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Vizinhos se mobilizam para reformar casa de senhora no bairro São Gabriel em Guarapari

Geral

Vizinhos se mobilizam para reformar casa de senhora no bairro São Gabriel em Guarapari

Os vizinhos se mobilizaram para construir um banheiro para a mulher de 59 anos, que tem câncer de mama e vive em situação precária

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Recentemente, moradores do bairro São Gabriel, em Guarapari, se mobilizaram para ajudar uma vizinha, que foi diagnosticada com câncer de mama e mora em uma casa com condições precárias, que sequer possui um banheiro. Arrecadando doações, os vizinhos pretendem reformar o espaço para que a senhora, de 59 anos, retorne para um ambiente confortável e digno, assim que receber alta do hospital.

Judite Rigoni é uma das vizinhas que está a frente dessa rede de solidariedade e conta como tudo começou. “Eu vivo no bairro há 18 anos e ela há aproximadamente seis anos. Eu a conhecia de vista, porque ia ao comércio onde eu trabalho, mas só me aproximei realmente depois que ela se separou do companheiro e comecei a perceber que ela andava suja. Conversando com ela, descobri que o local em que morava não tinha banheiro e ela fazia as necessidades em um saquinho plástico”.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Sensibilizada ao tomar conhecimento sobre as condições em que vivia a vizinha, cuja identidade não será revelada para que tenha a intimidade preservada, Judite conta que começou a ajudar como podia e percebeu que outros moradores do bairro apareceram para colaborar. “Eu levava refeições para ela e eu e alguns vizinhos começamos a nos revezar para lavar as roupas dela”.

Mas, segundo ela, a situação se tornou ainda mais crítica quando a senhora, que atualmente mora sozinha, foi diagnosticada com câncer de mama. “Ela me disse que o peito dela ainda tinha leite, estranhei já que o filho mais novo dela tem 26 anos. Uma agente de saúde muito atenciosa nos orientou e descobrimos que ela tem câncer nos seios”, relata. “Como ela não tinha banheiro em casa, não conseguia tomar banhos regulares e cuidar devidamente dos curativos, que passavam horas sem ser trocados”.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Hoje, a senhora encontra-se internada no Hospital Santa Casa, em Vitória, aguardando os exames e documentos necessários para passar pela cirurgia de retirada do tumor. Enquanto isso, os vizinhos agilizam o possível para proporcioná-la condições melhores que as atuais durante o período pós-operatório. “Nós contratamos um pedreiro, que está cobrando um preço irrisório para fazer a reforma. Vamos construir um banheiro para ela, consertar as paredes, que foram danificadas pela infiltração, e comprar uma mobília básica, o suficiente para ela viver com dignidade. Já conseguimos um colchão doado, cimento e R$350,00 em dinheiro para pagarmos a mão de obra”, explica Judite.

Caso queira colaborar com a reforma, entre em contato com Judite por meio do número (27) 99858-3307 ou com Vera, também responsável pela arrecadação, através do telefone (27) 99726-9809, que informarão os itens de maior urgência e passarão maiores instruções para a doação.  

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Texto: Nicolly Credi-Dio