VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Agendamento para pessoas com 30 anos começa nesta quinta na Grande Vitória; veja os horários

Em todo o Espírito Santo, quase 300 mil pessoas estão nessa faixa etária. Vila Velha e Guarapari serão os primeiros a disponibilizar doses a esse público

Foto: Igor Smith/Futura Press/Estadão Conteúdo

A campanha de vacinação contra a covid-19 dará mais um passo nesta quinta-feira (08) na Grande Vitória. Os municípios de Vila Velha e Guarapari vão abrir agendamento para quem tem entre 30 e 34 anos de idade receber a primeira dose do imunizante. Em todo o Espírito Santo, quase 300 mil pessoas estão nessa faixa etária.

Em Vila Velha, primeira cidade da Grande Vitória a abrir vacinação para pessoas a partir de 30 anos sem comorbidades, serão disponibilizadas, inicialmente, 6,5 mil doses de vacinas para esse público

O agendamento será online e vai acontecer de forma escalonada. Ele deverá ser feito por meio do endereço vacina.vilavelha.es.gov.br.

Às 11 horas, o agendamento será aberto para quem tem entre 30 e 31 anos; às 14 horas, para o público de 32 e 33; e a partir das 16 horas, para quem tem 34 anos de idade. A vacinação será realizada no Ginásio Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, na próxima terça-feira (13).

A Prefeitura de Vila Velha informou que o avanço da imunização está sendo possível devido à ampla cobertura vacinal que o município atingiu na última segunda-feira (5). A administração municipal também reforça a importância do comparecimento ao local de vacinação. 

Segundo a prefeitura, no último sábado (03), de mil doses disponíveis para a segunda aplicação da Coronavac, apenas 200 pessoas compareceram. E no público com 35 anos ou mais que tomou a primeira dose, a abstenção foi de 22%.

Guarapari vai abrir agendamento para o público entre 30 e 34 anos também nesta quinta-feira, a partir das 16 horas. Serão disponibilizadas 2,1 mil doses para esse público

A aplicação do imunizante será no próximo sábado (10) e na segunda-feira (12), em Muquiçaba. Desta vez, o imunizante não será fornecido em formato drive-thru.

É preciso levar o comprovante de agendamento fornecido pelo sistema (impresso), CPF, cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência, em nome do vacinado ou do responsável.

Além das duas cidades da região metropolitana, no interior do estado, os municípios de Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Baixo Guandu e Montanha passaram a vacinar essa faixa etária nesta semana.

Expectativa

Quem vive a expectativa de, enfim, ser imunizada é a jornalista Thaiana Gomes, de 30 anos. Ela diz que, nesta quinta-feira, ficará de prontidão para tentar agendar um horário em Vila Velha.

"É minha vez! Já mandei os meus dados para todos os meus amigos me ajudarem nessa maratona de marcar a minha vacina. Todos têm que ajudar".

Nada mais justo depois de ter conseguido agendar para várias pessoas. "Marquei para minha mãe. Mesmo estando aqui no Espírito Santo consegui fazer o agendamento dela em Uberaba, que é onde ela mora, e consegui vários agendamentos para as pessoas próximas a mim", contou.

Para quem já conseguiu marcar e foi receber o imunizante, a sensação é de alívio e felicidade. "Graças a Deus consegui estar com saúde, viva e consegui chegar ao dia da vacina", comemorou a dona de casa Ângela do Rosário.

"A sensação é de que realmente está começando a funcionar, o que já era para ter acontecido antes. É uma sensação de alívio", ressaltou o microempreendedor Gelvan de Souza.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda