Saiba como marcar teste gratuito de covid em site lançado pelo governo do ES

Geral

Saiba como marcar teste gratuito de covid em site lançado pelo governo do ES

Novo sistema permite que qualquer pessoa, mesmo sem apresentar sintomas, tenha acesso aos testes RT-PCR em hospitais do Estado e no aeroporto de Vitória

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória

A partir desta terça-feira (13), qualquer pessoa, mesmo não apresentando sintomas, poderá marcar horário para fazer teste para covid-19 numa plataforma online de agendamento lançada pelo governo estadual. O teste RT-PCR será  oferecido na rede pública de hospitais do Estado e no aeroporto de Vitória. 

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande num breve pronunciamento acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. "Nossa média de testagem na população capixaba é maior do que a média do Brasil. Vamos expandir essa disponibilidade", frisou.

Passo a passo

A plataforma estará disponível após o cidadão acessar o endereço conteudo.saude.es.gov.br/agendamentoonline/ 

Ele terá que informar nome completo, CPF, email e telefone. Após preenchimento dos dados, o usuário irá escolher o local para fazer o exame. Nesta semana de lançamento, estão disponíveis os hospitais Estadual Central (em Vitória), Jayme Santos Neves (Serra) e o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (em Cachoeiro). Nos próximos dias será incluído o Aeroporto de Vitória. 

Cada local fornecerá alternativas de dias e horários disponíveis para a coleta do material.

"O RT-PCR é o padrão ouro dos testes para covid. Nosso Laboratório Central tem capacidade de realizar 4500 testes RT-PCR por dia. O resultado sai em 36 horas com um prazo máximo de 48 horas", informou Fernandes.

Além de fazer o agendamento, o secretário ressaltou que a plataforma irá fornecer também o laudo emitido pelo Lacen. "Se o cidadão precisar apresentar para algum evento, alguma atividade social ou viagem ao exterior, o documento estará disponível para impressão dentro da mesma plataforma", apontou. 

Aeroporto

Segundo o secretário, o Aeroporto de Vitória se consolidará como ponto de testagem 24 horas. "Nos períodos em que não há chegada de voos, iremos abrir para agendamento externo", destacou o secretário de Saúde.

Além da testagem em massa, os resultados irão fornecer dados de investigação sobre possível circulação de variantes. "Nós poderemos saber como está se comportando a circulação do vírus na população através da testagem massificada de biologia molecular, que será encaminhado depois para sequenciamento genético", apontou. 

 Rede de municípios

Os municípios, se desejarem, poderão aderir à plataforma cadastrando seus pontos de testagens. 


Foto: Divulgação