Geral

Saiba como marcar teste gratuito de covid em site lançado pelo governo do ES

Novo sistema permite que qualquer pessoa, mesmo sem apresentar sintomas, tenha acesso aos testes RT-PCR em hospitais do Estado e no aeroporto de Vitória

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória

A partir desta terça-feira (13), qualquer pessoa, mesmo não apresentando sintomas, poderá marcar horário para fazer teste para covid-19 numa plataforma online de agendamento lançada pelo governo estadual. O teste RT-PCR será  oferecido na rede pública de hospitais do Estado e no aeroporto de Vitória. 

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande num breve pronunciamento acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. "Nossa média de testagem na população capixaba é maior do que a média do Brasil. Vamos expandir essa disponibilidade", frisou.

Passo a passo

A plataforma estará disponível após o cidadão acessar o endereço conteudo.saude.es.gov.br/agendamentoonline/ 

Ele terá que informar nome completo, CPF, email e telefone. Após preenchimento dos dados, o usuário irá escolher o local para fazer o exame. Nesta semana de lançamento, estão disponíveis os hospitais Estadual Central (em Vitória), Jayme Santos Neves (Serra) e o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (em Cachoeiro). Nos próximos dias será incluído o Aeroporto de Vitória. 

Cada local fornecerá alternativas de dias e horários disponíveis para a coleta do material.

"O RT-PCR é o padrão ouro dos testes para covid. Nosso Laboratório Central tem capacidade de realizar 4500 testes RT-PCR por dia. O resultado sai em 36 horas com um prazo máximo de 48 horas", informou Fernandes.

Além de fazer o agendamento, o secretário ressaltou que a plataforma irá fornecer também o laudo emitido pelo Lacen. "Se o cidadão precisar apresentar para algum evento, alguma atividade social ou viagem ao exterior, o documento estará disponível para impressão dentro da mesma plataforma", apontou. 

Aeroporto

Segundo o secretário, o Aeroporto de Vitória se consolidará como ponto de testagem 24 horas. "Nos períodos em que não há chegada de voos, iremos abrir para agendamento externo", destacou o secretário de Saúde.

Além da testagem em massa, os resultados irão fornecer dados de investigação sobre possível circulação de variantes. "Nós poderemos saber como está se comportando a circulação do vírus na população através da testagem massificada de biologia molecular, que será encaminhado depois para sequenciamento genético", apontou. 

 Rede de municípios

Os municípios, se desejarem, poderão aderir à plataforma cadastrando seus pontos de testagens. 


Foto: Divulgação





Pontos moeda