Geral

Apenas 11 municípios vão aderir ao site do governo para agendar vacina no ES

A partir desta terça-feira (13), a plataforma Vacina e Confia ES estará disponível para agendamento on-line de vacinas contra a covid-19

Nadine Silva Alves

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória / Marcelo Pereira

Dos 78 municípios do Espírito Santo, apenas 11 decidiram, por enquanto, fazer a adesão à plataforma Vacina e Confia ES, sendo apenas Cariacica na Grande Vitória. 

O site estará disponível para a população a partir desta terça-feira (13), e irá permitir à população o agendamento para receber a vacina contra a covid-19. 

As cidades que aderiram à plataforma, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) são: 

Laranja da Terra; Pedro Canário; Mimoso do Sul; Cariacica; Domingos Martins; Mucurici; Iúna; Iconha; Alfredo Chaves; Ibatiba e Jerônimo Monteiro. 

A plataforma poderá ser acessada no link: vacinaeconfia.es.gov.br

Leia mais: Plataforma para vacinar em todo ES promete acabar com instabilidade em agendamentos

O Vacina e Confia ES irá integrar os sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) voltados à imunização e à gestão das vacinas contra a covid-19. 

Os gestores municipais e estaduais terão acesso aos processos que vão desde o agendamento, passando pelo controle de registro da dose recebida, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes incorporados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) informou que fará a adesão gradativamente ao aplicativo Vacina e Confia, do Governo do Estado. Inicialmente utilizará o sistema para registro de doses e, após o treinamento das equipes, passará a utilizar também para agendamento de vacinas contra a covid-19.

A secretaria de Saúde da Serra explicou, que, neste momento, as equipes técnicas da saúde estão se adequando ao novo sistema "Vacina e Confia ES" e, com cautela, daqui algumas semanas, o município irá aderir à plataforma para o agendamento de vacinas.

Pouca adesão na Grande Vitória

Apesar de ser um sistema unificado, os municípios não são obrigados a aderir ao sistema de agendamento do Governo do Estado.

Vila Velha já afirmou que não fará adesão ao sistema. Segundo a secretária de Saúde do município, Cátia Lisboa, a prefeitura está trabalhando em outra plataforma de agendamento pensada para o município, com outros aplicativos para suportar os acessos simultâneos.

Apesar das constantes reclamações sobre a dificuldade de realizar agendamentos em Vila Velha, a secretária afirmou que o problema relatado por moradores do município acontece pela sobrecarga de acessos ao site em poucos segundos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) escreveu em nota que o município possui rede própria, informatizada, e com troca de informações com os sistemas do Ministério da Saúde.

Além disso, completou informando que o sistema está consolidado na rotina dos serviços de informação da Capital, "fornecendo aos profissionais de saúde acesso à história clínica do paciente, registros de notificação, vacinações, bem como agendamentos eletrônicos, não necessitando, pois, da interveniência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para fazê-lo".

PASSO A PASSO PARA AGENDAR A VACINA

Para agendar a dose, o cidadão vai precisar ter um endereço de e-mail e o número de um telefone móvel. Uma vez que será por meio dessas informações que a comunicação com cidadão será feita.

1º- Clicar na opção “Cidadão”: espaço no qual a pessoa fará o cadastro com dados pessoais, como CPF, endereço, e-mail, número de celular, qual grupo prioritário e escolher uma senha. Depois a busca pelo local de vacinação mais próximo de sua residência, tanto para primeira quanto para segunda dose.

E o cadastro/agendamento pode ser feito pelo celular ou em computador. Segundo a Sesa, o sistema se adequa a qualquer tamanho de tela.

2º - Dentro da plataforma: os municípios terão autonomia para definir quaisquer estratégias, assim como a opção de abrir agendamento apenas para seus munícipes ou população geral.

Sem opção para escolher imunizante

O sistema impede a escolha do imunizante para a primeira dose – o fabricante só é disponível para as segundas doses. Além disso, não há possibilidade de escolha de doses de fabricantes diferentes e uma terceira dose.

Avisos da segunda dose

Avisos para segunda dose, avisos de dose em atraso, entre outras informações, serão encaminhadas com objetivo de fortalecer o processo de transparência. Além disso, ressalta-se também a complementação dos dados auxiliando de forma mais rápida o dia do agendamento, durante a ida ao serviço de saúde, já estando disponível ao vacinador os dados previamente preenchidos.

Vacina e Confia ES

O objetivo é proporcionar aos municípios que não têm o sistema de agendamento on-line uma ferramenta simplificada e de fácil acesso para a operacionalização da campanha. O sistema ficará disponível para a adesão a qualquer tempo.





Pontos moeda