Geral

Como vão funcionar as aulas nas cidades da Grande Vitória

Cariacica e Vitória vão aderir ao revezamento diário de alunos, mas presença obrigatória ainda está em discussão em Vitória e em Vila Velha

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

A partir de segunda-feira (26), a presença de alunos em sala de aula na rede estadual de ensino será obrigatória, com divisão de turmas maiores em dois grupos para evitar aglomeração. 

O revezamento da frequência desses estudantes passará a ser feito com alternância a cada dia e não mais semanalmente como vinha acontecendo. Quem não for à escola no dia determinado, levará falta. Algumas prefeituras informam que irão aderir ao formato do Estado, bem como a rede particular. 

Cariacica e Serra tornarão obrigatória a presença em sala de aula. Vitória e Vila Velha ainda discutem se irão aderir.

Em entrevista ao Folha Vitória nesta quinta-feira (22), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, reforçou a obrigatoriedade do ensino presencial.

 "Recomendamos que os municípios façam este retorno assim como o ensino superior. Nós entendemos que garantindo o distanciamento com a alternância, ainda sem a sala cheia, temos condições para que a população estudantil retome a suas atividades escolares entendendo a escola como um ambiente seguro", declarou.

Confira como fica a volta às aulas em prefeituras da Grande Vitória:

Cariacica

A rede de Cariacica irá aderir ao plano do Estado de alternância diária entre as turmas, com presença considerada obrigatória em todos os níveis educacionais, a partir de alunos com 4 anos de idade. Somente alunos com comorbidades poderão continuar no ensino remoto. De acordo com secretário de Educação, José Roberto Martins, às segundas-feiras todos os estudantes terão aulas on-line. "Nos demais dias da semana haverá revezamento, com metade dos alunos realizando aulas presenciais às terças e quartas, e a outra metade às quintas e sextas. 

Os alunos menores, os do Cmeis, irão retornar na segunda quinzena de agosto mas a presença não será obrigatória", apontou. Atualmente, Cariacica possui 48 mil estudantes. Segundo o secretário, as escolas estão preparadas dentro dos protocolos sanitários. "Além disso, todos os 4005 trabalhadores da Educação receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19. Acreditamos que até o final de agosto, todos estarão imunizados com a segunda dose", informa. As aulas do segundo semestre em Cariacica iniciam em 2 de agosto.

Foto: Lucas Calazans
Rede pública de Cariacica conta com 48 mil estudantes (*foto tirada em 2018)

Vitória

A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) informa que, a partir do dia 26 de julho, o revezamento nas escolas de ensino fundamental da rede municipal será diário. Os alunos foram divididas em dois grupos: azul e laranja. Assim, o grupo azul estará nas salas de aula segunda, quarta e sexta-feira, enquanto o grupo laranja estará na terça e na quinta. Na semana seguinte, será o inverso.

A crianças da Educação Infantil retornam em 2 de agosto.

A Seme ainda estuda se irá determinar que a presença em sala de aula seja obrigatória. Atualmente, a rede pública da capital atende a 44.349 crianças e estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória
A rede pública da Capital atende a mais de 44 mil estudantes

Serra

A Secretaria de Educação da Serra informou que a partir do dia 2 de agosto será obrigatória a presença dos estudantes em sala de aula. Ela irá adotar o modelo híbrido, com revezamento semanal, como já acontece hoje. 

O registro da presença e faltas passa a ser obrigatório, também a partir de 2 de agosto. A rede pública da Serra tem o maior número de estudantes matriculados na região metropolitana: são cerca de 71 mil alunos.

Vila Velha

Os alunos em Vila Velha já retornaram às aulas após um recesso entre 12 e 19 de julho. Por enquanto, as unidades municipais de ensino continuam no sistema híbrido, com aulas online e presenciais, e rodízio de turmas semanal. A Secretaria Municipal de Educação está discutindo durante essa semana as novas diretrizes apresentadas pelo Governo do Estado e se irá aderir à determinação de presença obrigatória na escola. 

No retorno das aulas presenciais em junho, os pais puderam optar pela participação, ou não, dos seus filhos na sala de aula, tendo a opção de permanecer apenas com aulas online. Foi disponibilizado pelas unidades de ensino um termo de compromisso. Atualmente, Vila Velha possui 53 mil alunos.

Viana

As aulas em Viana, para todos os níveis de ensino, dede a educação infantil até o ensino fundamental incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), já retornaram desde 12 de julho. Por lá, elas já aconteciam em formato presencial com alternância diária de estudantes desde que retornaram em maio. A presença é obrigatória e foi deixada como facultativa para alunos com comorbidades e casos extremos de saúde. Viana conta com 13.500 estudantes.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Na rede particular, cada estabelecimento tem autonomia para definir o formato de retorno

Rede particular

Na rede particular, a definição parte de cada estabelecimento de ensino. Mas, de acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis, a recomendação é que as escolas passem a aderir ao que o Governo do Estado pede e que vão até além. 

"Se a escola tiver condições de atender aos protocolos sanitários, cumprindo distanciamento social, evitando aglomerações, nossa recomendação é que ela possa retornar com 100% dos alunos no presencial", destaca.

Lellis acredita que o avanço da vacinação entre os professores possibilita uma maior participação presencial dos estudantes nos colégios. 

"Como hoje os nossos colaboradores estão imunizado pelo menos com a primeira dose, o risco de transmissão do coronavírus é próximo de zero", reforçou. 

Ele diz que os prejuízos causados pela paralisação das atividades presenciais com a pandemia foram mais sentidos no Brasil, país que mais permaneceu com escolas fechadas no mundo. 

"O Brasil ficou 279 dias com as escolas fechadas. Nossas famílias querem este retorno principalmente com as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I que menos se adaptaram com o ensino remoto", apontou. 

O Sinepe aguarda publicação da portaria pela Secretaria de Estado da Educação para definir se tornará  também obrigatória a presença em sala de aula.

Pontos moeda