Geral

ES espera queda de internações com avanço da vacinação entre pessoas com mais de 30 anos

Em coletiva virtual, Nésio Fernandes apontou que a expectativa é que no mês de agosto haja 150 pacientes com a doença atendidas nas UTIs da rede pública

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Diego Simão/TV Vitória

O Espírito Santo vive uma expectativa de queda significativa de internações de covid-19 com o avanço da vacinação entre quem tem 30 anos ou mais. A informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, numa coletiva virtual à imprensa na tarde desta segunda-feira (12).

Na análise de Nésio, a maior porcentagem de população imunizada reflete diretamente numa diminuição de ocupação de leitos de UTI. O que é visto no Brasil também começa a ser sentido no Estado. "Essa queda de casos, internações e óbitos é resultado, principalmente, da cobertura da primeira dose, a D1. No Brasil, acima de 50% da cobertura vacinal da D1 alcançada já se passa a vivenciar esses resultados no desempenho dos efeitos dessas vacinas no controle especial de casos, internações e óbitos", frisou, lembrando que o estado registra 60% da população imunizada com a primeira dose. 

Menos pacientes

Ele também apontou que no Espírito Santo, 98,66% dos óbitos ocorreram em pessoas com mais de 30 anos. "A vacinação alcançando essa população, que mais evoluiu a óbitos e internações hospitalares, pode ter efeitos importantíssimos. Dessa maneira, nós temos a expectativa de que, até o final de agosto, teremos em torno de 150 pacientes internados em UTI na rede pública do Estado, que representará a consolidação da queda", informou. 

Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 está em 54,55%. Segundo o Painel de Ocupação de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta segunda (12), havia 418 pacientes internados. 

Leia também: Presidiários e trabalhadores da indústria serão vacinados nesta semana; confira próximos grupos

 
















Pontos moeda