Geral

ES recebe mais de 70 mil doses de vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira

Em entrevista à TV Vitória, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, confirmou a chegada de novas doses, mas não especificou de qual laboratório são os imunizantes

Foto: reprodução/pixabay

O Espírito Santo recebe, nesta sexta-feira (9), mais de 70 mil doses de vacina contra o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, durante entrevista ao jornal ES No Ar, da TV Vitória/Record TV

"Temos uma previsão de chegada de mais doses para o dia de amanhã (sexta). Vamos receber pouco mais de 70 mil doses, que serão distribuídas aos municípios imediatamente. A gente volta a lembrar: quem tomou a primeira dose não deve deixar de tomar a segunda. A vacinação é que vai interromper essa pandemia", afirmou Reblin, sem detalhar de quais laboratórios serão as vacinas. 

O subsecretário lembrou ainda que a vacinação de novas faixas etárias ocorre quando a anterior alcança a taxa de 90% da população imunizada. 

"Os municípios têm a prerrogativa de baixar a faixa etária quando a faixa etária anterior alcançar 90%. Isso é automático. Quando baixar para 35, não é de 35 a 39, é acima de 35. Todas as pessoas acima de 35 devem procurar o serviço de saúde para tomar a sua dose."

Plataforma unificada

Sobre o site Vacina e Confia, que será lançado nesta quinta-feira (8), o subsecretário explicou que fica à critério dos municípios aderir ou não à plataforma de agendamento. O registro da vacina, no entanto, será obrigatório. 

"Os municípios do Espírito Santo têm a decisão ou não de aderir à plataforma. Seria muito bom que o Estado inteiro unificasse a plataforma de agendamento. A outra é o registro da vacina, que é obrigatório. A partir de segunda-feira, todos os municípios deverão registrar as doses nesta nova plataforma", afirmou. 

Leia também: Plataforma vai permitir agendar vacinação contra a covid-19 em todos os municípios do ES

O novo sistema de informação estadual voltado para o agendamento da imunização e  gestão das vacinas contra a covid-19 permitirá que moradores de qualquer município façam o agendamento da vacina, além de integrar outras informações. 

"Ela permite um conhecimento mais próximo da realidade, da sua região, de quem não apareceu para tomar vacina, de quem precisa procurar para ser vacinado, além de vincular o agendamento à vacina aplicada. É muito importante que todo mundo possa aderir", explicou Reblin.

Compra de vacinas

Sobre a compra de vacinas, Reblin explicou que as negociações continuam em andamento. Segundo ele, quando houver uma definição, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fará o anúncio. 

"O Espírito Santo, através da decisão do governador, que destinou recursos e da nossa intervenção através do secretário Nésio Fernandes, sempre negociou a compra de vacinas. Essa tratativa continua em andamento e quando tiver uma definição da compra, isso será anunciado pelo governador Renato Casagrande", afirmou. 


Pontos moeda