Geral

Escolas de samba do ES vão definir ordem dos desfiles do Carnaval de 2022 em agosto

Agremiações acreditam que, com o avanço da vacinação contra a covid-19, será possível retornar com a festa no Sambão do Povo em fevereiro do ano que vem

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

Escolas de samba do grupo especial do Carnaval de Vitória bateram o martelo e irão definir a ordem dos desfiles no Sambão do Povo num sorteio marcado para o próximo dia 7 de agosto. As informações são da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge). A definição será feita na quadra da Independente de Boa Vista, em Itaquari, Cariacica, atual campeã do carnaval capixaba, a partir das 18h. 

Vão participar as escolas Unidos da Piedade, Unidos de Jucutuquara, Novo Império, Boa Vista, Andaraí, Imperatriz do Forte e Mocidade Unida da Glória.

Este ano não houve o tradicional desfile por causa da pandemia de coronavírus.

Segundo o presidente da Liesge, Edson Neto, o avanço da vacinação no Espírito Santo incentivou que as agremiações planejassem os desfiles. "Estamos atrasados porque Rio de Janeiro e São Paulo já definiram as ordens das apresentações, as datas e, inclusive, já estão vendendo ingressos", comparou. 

Os desfiles, que no Espírito Santo acontecem sempre uma semana antes do Carnaval oficial, serão realizados no Sambão do Povo nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro. Este último dia é o do Grupo Especial.

Neto diz que a movimentação nos barracões já está a todo vapor. "As escolas estão se organizando, preparando seus enredos e movimentando eventos para angariar recursos. MUG e Boa Vista marcaram suas feijoadas, por exemplo", apontou. 

Leia mais: Carnaval de Vitória: Escolas de samba do Grupo de Acesso se unem para criar nova liga

Normas sanitárias

O presidente garantiu que o sorteio irá respeitar todas as normas sanitárias exigidas contra a transmissão da covid-19. "Vamos ser muito cuidadosos com distanciamento social, uso de máscara e aferimento de temperatura de todo mundo que estiver na quadra. Além disso, o sorteio vai ter público limitado aos responsáveis pelas agremiações e diretores da liga", explicou.

Apesar da definição do calendário de sorteio e desfiles, Neto destaca que a pandemia não acabou e que tudo estará condicionado à liberação das autoridades de saúde e também à segurança de todos os envolvidos no nosso espetáculo.



Pontos moeda