Geral

Estudantes da rede pública do ES retornam às salas de aula nesta segunda-feira (26)

A presença do alunos nas ecolas, na rede estadual de educação, passa a ser obrigatória; turmas maiores serão divididas em dois grupos para evitar aglomeração

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Após quase um ano e meio entre idas e vindas, por causa da pandemia da covid-19, os alunos vão voltar às salas de aulas presencialmente, a partir da próxima segunda-feira (26), no Espírito Santo. Os 78 municípios do estado se preparam para o retorno dos alunos ao ambiente escolar.

Na rede estadual de ensino será obrigatória a presença dos estudantes em sala de aula, com divisão de turmas maiores em dois grupos para evitar aglomeração.

O revezamento da frequência desses estudantes passará a ser feito com alternância a cada dia e não mais semanalmente como vinha acontecendo. Parte da turma irá a escola num dia, e o restante no dia seguinte. No esquema dia sim, dia não. Quem não for à escola no dia determinado levará falta. Algumas prefeituras informam que irão aderir ao formato definido pelo governo do Estado, bem como a rede particular.

Leia mais: Como vão funcionar as aulas nas cidades da Grande Vitória

Retorno nos municípios da Grande Vitória

Vitória

Na rede municipal de Vitória, o revezamento também começa a partir desta segunda-feira. Um grupo de estudantes estará nas salas de aula às segundas, quartas e sextas-feiras e o outro grupo, às terças e quintas. Na semana seguinte, os grupos serão invertidos. O revezamento entre as turmas "azul" e "laranja" será diário.

A novidade será colocada em prática para as crianças da Educação Infantil e para os estudantes do Ensino Fundamental. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não há turmas com revezamento.

Entenda o revezamento!

Semana 26 a 30 de julho
· Segunda, quarta e sexta-feira: grupo azul na escola
· Terça e quinta-feira: grupo laranja na escola
Semana 2 a 6 de agosto
· Segunda, quarta e sexta-feira: grupo laranja na escola
· Terça e quinta-feira: grupo azul na escola

A Secretaria de Educação de Vitória disse que na rede municipal de ensino já há uma adesão de 85% ao retorno presencial de crianças e estudantes entre os grupos que estão nas salas de aula (5 e 6 da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos).

Os estudantes que precisam continuar sendo atendidos pelo ensino remoto emergencial podem continuar a fazê-lo. Eles têm acesso a conteúdos e atividades por meio da plataforma AprendeVix e outros meios tecnológicos utilizados pelas unidades de ensino ou por meio dos roteiros de estudo impressos e kits pedagógicos retirados nas escolas pelas famílias.

O segundo semestre, na rede municipal de Vitória, começou na última terça-feira (20), para os mesmos grupos que já estavam frequentando as escolas no semestre anterior: na Educação Infantil, grupos 5 e 6; estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes dos 1º e 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No próximo dia 2 de agosto, Vitória retorna com os grupos 3 e 4 anos aos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que o ensino nas unidades municipais continuará no formato híbrido, com aulas remotas e presenciais para os alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No retorno das aulas presenciais, em junho, os responsáveis puderam optar pela presença ou não do aluno em sala de aula, em termo de compromisso disponibilizado nas unidades de ensino, com a possibilidade do aluno permanecer apenas no remoto.

As escolas seguem todos os protocolos e possuem termômetros para aferir a temperatura, máscaras, álcool em gel, demarcações nos ambientes de sala sinalizando o distanciamento, além de cartazes informativos sobre o enfrentamento à covid-19, em todo o ambiente escolar.

A prefeitura disse ainda que estuda os diversos cenários e possibilidades para avançar o ensino da rede municipal de Vila Velha.

Serra

A Secretaria de Educação da Serra destacou que 100% dos profissionais da educação de todos os segmentos e os terceirizados, da rede municipal, já estão vacinados com a 1º dose.

Na Serra, a presença dos alunos na sala de aula, bem como o registro de faltas será obrigatório a partir do dia 02 de agosto. As unidades foram adaptadas, inclusive com obras para ampliar ventilação, banheiros, lavatórios, instalação de totens de álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento entre as carteiras, entre outras medidas.

Cariacica

A Secretaria de Educação de Cariacica definiu que a partir do dia 10 de agosto será obrigatório o retorno de todos os alunos da rede municipal às aulas presenciais. O sistema se manterá na forma híbrida.

Às segundas-feiras todos os estudantes terão aulas on-line. Nos demais dias da semana haverá revezamento, com metade dos alunos realizando aulas presencias às terças e quartas, e a outra metade às quintas e sextas.

Todas as escolas estão sinalizadas e há orientação do corpo docente para que os estudantes mantenham um distanciamento mínimo de 1,5m. Todos os alunos e professores recebem máscaras e há aferição de temperatura na entrada e álcool 70% à disposição de todos que estiverem no interior das escolas.

Para dar suporte aos alunos nas aulas remotas, a Secretaria conta com o Centro de Mídias da Educação de Cariacica (Cemec), um projeto pioneiro em uma rede pública de ensino do Espírito Santo. Por meio dele, os 48 mil estudantes matriculados na rede municipal de Educação de Cariacica podem sintonizar a TV aberta e assistir às aulas exclusivas, elaboradas pelos professores da rede municipal. Os alunos podem contar, ainda, com o aplicativo #deveremcasa, que é gratuito e auxilia nos estudos.

Alunos com comorbidades poderão continuar remotamente

A exceção do retorno presencial será apenas para alunos com comorbidades. As famílias deverão apresentar laudo médico e, após análise do corpo docente, os estudantes poderão ser liberados para realizar atividades somente de forma remota.

Rede privada

O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino (Sinepe/ES) afirmou que a premissa básica da rede privada são as aulas presenciais.

Desde o início da pandemia, as instituições particulares de ensino do Espírito Santo se prepararam e assumiram o compromisso de seguir rigorosamente os protocolos estabelecidos entre as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e de Educação (Sedu).

Com relação aos estudantes com comorbidades ou deficiência, o Sinep disse que respeitará a decisão das famílias para o retorno facultativo.

Pontos moeda