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Governo inicia obras na Terceira Ponte para construção de ciclovia

Peças de aço começaram a ser montadas nesta quinta-feira (15) na ponte, que também receberá obras de ampliação de pistas. Previsão é de que tudo seja finalizado em 2023

Foto: Lucas Pisa/TV Vitória

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) deu início, nesta quinta-feira (15), à montagem das estruturas metálicas das obras de ampliação da Terceira Ponte e de construção da ciclovia. 

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Foto: Lucas Pisa/TV Vitória

As peças de aço começaram a chegar ao Estado no final de junho para a pré-montagem e, a partir desta quinta, serão fixadas na ponte. Uma solenidade marcou a montagem da primeira peça metálica, com a presença do governador Renato Casagrande.

“A cada dia, cresce a demanda de veículos que passam por aqui. Por isso, foi uma decisão ousada e corajosa de fazer esta ampliação e a construção desta ciclovia, que recebeu o nome de Ciclovia da Vida. Porque também será uma proteção contra suicídios”, afirmou o governador.

Os trabalhos estão sendo executados pelo Consórcio Ferreira Guedes Metalvix, com o valor de R$ 127 milhões e prazo de três anos, sendo que os primeiros seis meses foram dedicados aos projetos.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, realizou uma apresentação do projeto e de como será a execução dos trabalhos na ponte. 

"Vamos começar nos dois lados por Vitória. Depois vamos montar outra frente de trabalho vindo de Vila Velha. O transporte e o içamento (elevação) das peças será feito no período noturno. Já a montagem acontecerá durante o dia, com o apoio do ‘quickdeck’, uma espécie de andaime que fica preso a estrutura da ponte, por baixo”, explicou.

Estrutura

A estrutura será anexada à ponte nos dois sentidos, como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central da ponte, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Nesse ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha. Veja abaixo:

Divulgação
Divulgação

Ampliação da capacidade

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. 

Já as pistas no meio, serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

Números

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros
Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros
Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4
Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6
Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240
Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas
Valor do investimento: R$ 127 milhões
Prazo de execução: maio de 2023

*Com informações do Governo do Espírito Santo

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