Geral

Grupo de adolescentes com fibrose cística é o primeiro a ser vacinado contra a covid no ES

Ao todo são 23 adolescentes que estão sendo imunizados contra a covid-19 nessa etapa

Foto: Reprodução TV Vitória

Os adolescentes que possuem quadro de fibrose cística começaram a ser imunizados contra a covid-19. Esse grupo está entre os vacinados com menos de 18 anos no Espírito Santo.

Dentro dessa lista está a universitária Gabriela Alves Garbossi, de 17 anos. A rotina de tratamento dela é intensa. São 21 comprimidos por dia. O diagnóstico veio quando ela ainda era um bebê.

"Por ter descoberto a doença no teste do pezinho, sempre convivi com ela, então já foi se tornando algo natural, mas a gente vê a diferença na nossa vida e na vida de pessoas que não tem a doença".

Com a pandemia, a família precisou tomar cuidados redobrados e a situação ficou ainda mais preocupante quando o tio de Gabriela morreu por complicações causadas pelo coronavírus.

"Eu parei de ir para escola muito antes das pessoas pararem, justamente por medo da doença. Mudou muito depois do meu tio, cada coisinha assustava", contou.

Foto: TV Vitória
Mateus Januário sendo vacinado

O estudante Mateus Januário dos Reis, de 15 anos, também tem fibrose cística e faz tratamento. 

Na pandemia ele praticamente não saiu de casa. Estuda e se diverte dentro do próprio quarto. Ele foi o primeiro adolescente com fibrose cística imunizado no Espírito Santo.

"Meu coração ficou super feliz porque vai ficar protegido, mas os cuidados devem continuar", disse a mãe do rapaz, Cleidiana Januário.

E já pensou vacinar no dia do aniversário? Foi o que aconteceu com a Ana Clara. A mãe da adolescente, a assistente social Mônica Paulina Bravi, contou que a filha foi imunizada no dia do aniversário.

"Quando a Ana Clara fez 12 anos, ela ganhou dois presentes. Um foi a vacina e o outro, que é no segundo semestre, voltar para a aula e para o convívio",

Foto: TV Vitória
Ana Clara sendo vacinada contra a covid-19 no dia do aniversário dela

Ao todo são 23 adolescentes que estão sendo imunizados contra a covid-19 nessa etapa. No Espírito Santo, menos de 100 pessoas foram diagnosticadas com fibrose cística. Os adultos foram imunizados contra a covid-19 e agora é a vez dos adolescentes entre 12 e 17 anos.

A vacina utilizada é a produzida pela Pfizer, a única até agora autorizada pela Anvisa, a ser aplicada a menores de 18 anos. A fibrose cística é um transtorno hereditário. É mais comum ser diagnosticado na infância. Um gene defeituoso faz com que o organismo produza substâncias que atingem o pâncreas e os sistemas respiratório e digestivo.

A doença não é contagiosa, não tem cura mas é controlada com medicamentos. Eles são considerados grupos de risco para a covid-19.

Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/RecordTV

Pontos moeda