Entretenimento e Cultura

Influenciadora do ES está entre os 10 finalistas de prêmio considerado o "Oscar" da internet

O perfil Guia Capixaba gerenciado por Giovana Duarte concorre ao selo de melhor do Brasil na categoria de viagem e turismo

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Analista de sistemas e estudante de Comunicação Social, a influenciadora Giovana Duarte Camiletti, de 44 anos, ganhou destaque nacional por seu perfil 100% capixaba no Instagram o Guia Capixaba. Na rede social, ela dá dicas de viagem, turismo e gastronomia das cidades do Espírito Santo. 

Em uma entrevista ao Jornal Online Folha Vitória, Giovana contou que não sabia que estava concorrendo ao Prêmio iBest 2021, considerada a maior premiação da web. Conhecido também como 'Oscar' da Internet, a premiação identifica as maiores iniciativas digitais brasileiras em diversas categorias. 

A influenciadora revelou que soube que estava entre os 10 finalistas da premiação por meio de uma de suas seguidoras. O Guia Capixaba concorre com outros 40 perfis na mesma categoria. Foi, então, que ela viu uma oportunidade de tornar o turismo capixaba destaque em todo o Brasil. 

Como surgiu a ideia do Guia Capixaba

Em dezembro de 2014, Giovana estava se preparando para renovar os votos de casamento e convidou alguns amigos que moravam em São Paulo. Muitos deles eram publicitários e humoristas famosos e queriam explorar o território capixaba. 

Entretanto, por conta da demanda e organização da festa, a analista não conseguiu acompanhar os convidados nos passeios pela Capital. O resultado foi que os amigos de Giovana não tiveram uma experiência positiva pelos locais que visitaram. Foi, então, que no dia 30 de junho de 2015, nasceu o Guia Capixaba.

Foto: Reprodução / Instagram Guia Capixaba

A ideia do perfil é mostrar novos lugares, muitas vezes, desconhecidos pelos próprios capixabas, opções de passeios, dicas das melhores rotas e os valores que serão gastos. Na hora de fazer as viagens, Giovana também leva em conta as dicas de seus seguidores. 

Entre tantos concorrentes que dão dicas de viagem pelo Brasil e o mundo todo, o Guia Capixaba se destacou por ser um perfil que mostra as belezas de um único lugar. A influenciadora não nega a felicidade em participar da premiação. "Fiquei muito em choque, porque eu falo de um lugar só". 

Além disso, saber que está cumprindo seu papel influenciando tantas pessoas, traz enorme satisfação e gratidão para Giovana. "Eu estou sentindo uma sensação muito boa de dever cumprido. Desde que comecei esse trabalho, meu objetivo era mostrar o que temos de melhor. O Espírito Santo é muito subestimado". 

Sobre Giovana Duarte

Nascida na capital do Rio de Janeiro, Giovana veio para o Espírito Santo em 1982, aos 6 anos de idade. Apesar de não ser capixaba de nascença, a influenciadora carrega os costumes e a cultura de quem vive no território espíritossantense.

Foto: Divulgação Esoj Lopes

Ela morou durante 22 anos em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, e há mais de 10 anos vive na capital, Vitória. Atualmente, Giovana trabalha como analista de sistemas e faz o curso de Comunicação Social em Vila Velha. As atividades que mais gosta de fazer no tempo livre é passear pelo Espírito Santo.

Por meio do Guia Capixaba, ela fomenta o turismo no estado. Por esse motivo, no dia 30 de setembro de 2020, a influenciadora recebeu o certificado de cidadã da capital do Estado pela Câmara Municipal de Vitória.

Religiosa, ela também dedica um tempo do dia para compartilhar a fé com seus seguidores. "No Guia Capixaba faço os 'Propósitos', que são semanas de oração junto com os seguidores. No meu perfil tem ainda um destaque chamado 'Testemunhos', com as bênçãos que eles recebem através desses Propósitos", explicou. 

Sobre o prêmio

Duas fases já foram vencidas e o Guia Capixaba chega ao Top 10 do índice iBest IRD (Índice de Relevância Digital) que avalia, principalmente, o alcance, engajamento em sites, aplicativos e redes sociais e a relevância para as pessoas. Os internautas poderão escolher o melhor do Brasil por meio da votação pelo site www.premioibest.com até o dia 28 de agosto. Os três melhores seguem para as finais que acontece em novembro, em São Paulo. 

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal



Pontos moeda