Geral

Janssen, Pfizer e Astrazeneca: ES recebe quase 180 mil doses de vacinas neste sábado

As doses serão encaminhadas à Rede Estadual de Frio e serão distribuídas na próxima segunda-feira (05)

Foto: Divulgação

Mais doses de vacinas contra a covid-19 chegam ao Espírito Santo para dar continuidade à imunização da população capixaba. Na manhã deste sábado (3), o Estado recebeu mais 179.160, sendo 44.460 da Pfizer/BioNTec, 62.750 Covishield (Fiocruz/Oxford) e 71.950 da Janssen, que é dose única.

Divulgação/Latam
Divulgação/Latam

As doses serão encaminhadas à Rede Estadual de Frio e serão distribuídas aos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e às Regionais de Saúde Central, Norte e Sul, na próxima segunda-feira (05).

Leia também: Prefeituras da Grande Vitória bloqueiam CPF de quem escolhe vacina

Os municípios que tiverem abaixo dos 80% na taxa de utilização das doses receberão, ainda na segunda-feira (05), 50% das doses destinadas. Os demais 50% ficarão guardados na Rede Regional de Frio para entrega até o município atingir a meta definida. 

A medida visa a garantir a aplicação das vacinas recebidas em tempo hábil na população.

As vacinas serão destinadas à aplicação de primeiras doses no público geral por faixa etária com doses da Fiocruz e da Pfizer, e à distribuição de vacinas da Fiocruz para complementação dos esquemas vacinais em segunda dose de idosos de 60 a 64 anos, trabalhadores da saúde, Forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores da educação.

Vacinação gestantes e puérperas
Há dois meses o Estado deu início à imunização das 47.966 gestantes e puérperas contra a covid-19. Com mais de 30 mil doses já distribuídas para a aplicação da D1 a este público, a cobertura vacinal aproxima-se dos 43%.

As gestantes que receberam a vacina da AstraZeneca antes do período da suspensão por parte do Ministério da Saúde, terão seu esquema completado em duas doses 45 dias após o parto. 

Para os demais imunizantes como Coronavac e Pfizer, a segunda dose segue o intervalo recomendado por cada fabricante e pelo Ministério da Saúde, como de 28 dias para segunda dose da Coronavac e 12 semanas (84 dias) para segunda dose da Pfizer.

Pontos moeda