Navio é isolado em Vila Velha após 15 tripulantes testarem positivo para covid-19

Geral

Navio é isolado em Vila Velha após 15 tripulantes testarem positivo para covid-19

A embarcação, que é da Dinamarca, veio do Porto de Santos, em São Paulo, e chegou ao Espírito Santo na última segunda-feira

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / TV Vitória

Um navio ancorado no Porto de Capuaba, em Vila Velha, foi isolado após 11 tripulantes testarem positivo para a covid-19. Dois deles estão internados em um hospital de Vitória. 

Leia mais: Navio em quarentena: após 15 casos positivos para covid, outros 23 tripulantes serão testados

A embarcação, que é da Dinamarca, veio do Porto de Santos, em São Paulo, e chegou ao Espírito Santo na última segunda-feira (26), quando dois tripulantes começaram a apresentar os primeiros sintomas. 

Diante do resultado positivo deles, outros oito fizeram o teste rápido e também foram diagnosticados com a covid-19. Eles estão isolados no navio. 

Segundo a Companhia Docas Do Espírito Santo (Codesa), a embarcação está sendo supervisionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a orientação é que outros tripulantes façam o RT-PCR.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) passou algumas informações diferentes da Codesa. Segundo a pasta, o navio atracou no dia 28 de julho, com 22 tripulantes a bordo. 

A Secretaria ressaltou que todos os tripulantes foram submetidos ao teste RT-PCR no dia que chegaram ao Espírito Santo, 15 testaram positivo para covid-19 e, destes, dois necessitaram de atendimento médico, semelhante ao passado pela Codesa. 

Foto: Divulgação

Além disso, o navio deve passar também por uma desinfecção. Até o momento, não há previsão de quando os tripulantes poderão seguir viagem. 

Há dois meses, hotel de Vitória foi isolado após indianos testarem positivo para covid-19

Em maio deste ano, um hotel localizado na Praia de Camburi, em Vitória, foi fechado após três indianos apresentarem sintomas de covid-19. Eles foram testados e apenas um teve o diagnóstico confirmado

O grupo de indianos, composto por um comandante e dois marinheiros, chegou ao Espírito Santo em um voo vindo de São Paulo. Eles levariam um navio atracado no litoral capixaba para a Índia.

Foto: Reprodução TV Vitória

Ao todo, 94 pessoas ficaram isoladas no hotel desde a confirmação de que o hóspede indiano estava infectado com o novo coronavírus. Todos elas foram submetidas a testes RT-PCR, que foram realizados na área da piscina. 

De todas as pessoas que estavam isoladas no hotel, apenas um dos três indianos testou positivo para a covid-19. 

Um exame feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma amostra desse indiano, apontou que ele foi infectado com a variante P1 do coronavírus, identificada primeiramente no Amazonas.

Saiba mais: Indiano em hotel de Vitória é diagnosticado com variante brasileira P1 do coronavírus

*Matéria atualizada às 16h55. Anteriormente, a Codesa havia informado que 23 tripulantes estariam na embarcação quando chegou ao Porto de Vitória e que dez pessoas haviam testado positivo para a covid-19, sendo que dois estariam internados e oito estariam isolados no navio.

Em nova nota enviada pela Codesa na tarde desta sexta-feira (30), o número de tripulantes foi corrigido para 22 e o número de infectados para 11, sendo que duas pessoas estão internadas e nove estão isoladas no navio.