Geral

Após 15 casos positivos para covid, tripulantes de navio serão testados novamente em 14 dias

Além da testagem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o navio seja desinfetado e fique em quarentena, segundo a Codesa

Foto: Reprodução / TV Vitória

Os 22 tripulantes do navio Robert Maersk, atracado no Cais de Paul, em Vila Velha, serão testados com o exame RT-PCR para identificar se estão com covid-19 ou não. A medida faz-se necessária após dois profissionais da embarcação apresentarem os sintomas do novo coronavírus. 

Leia mais: Navio é isolado em Vila Velha após 10 tripulantes testarem positivo para covid-19 

Ambos foram atendidos por um médico em Vitória e estão hospitalizados.  Segundo a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), o estado de saúde é estável. Outras nove pessoas apresentaram resultado positivo no teste rápido, totalizando 11 tripulantes contaminados. 

A Codesa disse, ainda, que a embarcação da Dinamarca veio do Porto de Santos, em São Paulo, e chegou ao Espírito Santo na última segunda-feira (26), quando dois tripulantes começaram a apresentar os primeiros sintomas. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) passou informações diferentes da Codesa. Segundo a Sesa, o navio atracou no dia 28 de julho, com 22 tripulantes a bordo.

A Secretaria ressaltou que todos os tripulantes foram submetidos ao teste RT-PCR no dia que chegaram ao Espírito Santo, 15 testaram positivo para covid-19 e, destes, dois necessitaram de atendimento médico, semelhante ao passado pela Codesa.

A embarcação, que faz cabotagem na costa brasileira, trouxe 20.900t de combustível. Os 11 tripulantes ativos realizam a finalização da descarga. O combustível é desembarcado diretamente, em tubulações, para o tanque da empresa operadora. O navio foi colocado em quarentena.

Novos testes daqui 14 dias 

A Pasta esclareceu ainda que os tripulantes que testaram negativo para a doença serão submetidos a uma nova testagem em 14 dias e, caso haja algum resultado positivo neste grupo, será necessário realizar uma nova quarentena.

Além da testagem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o navio seja desinfectado e fique em quarentena. 

Leia na íntegra a nota da Sesa

"A Secretaria da Saúde (Sesa) informa que está monitorando, juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os tripulantes de um navio que atracou no Porto de Capuaba, em Vila Velha, no último dia 28 de julho. A embarcação veio da República das Filipinas com 22 tripulantes a bordo, que seguem em quarentena de 14 dias. Todos foram submetidos ao teste de RT-PCR no dia que chegaram ao Espírito Santo, 15 testaram positivo para covid-19 e, destes, dois necessitaram de atendimento médico tendo sido encaminhados, pela equipe da Anvisa, para um hospital da Grande Vitória.

A Sesa esclarece que os tripulantes que testaram negativo para a doença serão submetidos a uma nova testagem em 14 dias e, caso haja algum resultado positivo neste grupo, será necessário realizar uma nova quarentena.

Em relação à investigação de novas variantes, o protocolo do Ministério da Saúde estabelece que deve ser realizada a investigação para provenientes da África do Sul, Reino Unido e Índia."

Leia também:

>> VÍDEO I Hotel em Vitória é fechado após hóspedes indianos apresentarem suspeita de covid-19

>> Hóspede indiano testa positivo para covid-19 em Vitória, confirma governador Renato Casagrande

>> Hóspedes e funcionários do hotel que testarem positivo para covid terão que ficar 10 dias isolados

Há dois meses, hotel de Vitória foi isolado após indianos testarem positivo para covid-19

Em maio deste ano, um hotel localizado na Praia de Camburi, em Vitória, foi fechado após três indianos apresentarem sintomas de covid-19. Eles foram testados e apenas um teve o diagnóstico confirmado.

O grupo de indianos, composto por um comandante e dois marinheiros, chegou ao Espírito Santo em um voo vindo de São Paulo. Eles levariam um navio atracado no litoral capixaba para a Índia.

Foto: Reprodução TV Vitória

Ao todo, 94 pessoas ficaram isoladas no hotel desde a confirmação de que o hóspede indiano estava infectado com o novo coronavírus. Todos elas foram submetidas a testes RT-PCR, que foram realizados na área da piscina.

De todas as pessoas que estavam isoladas no hotel, apenas um dos três indianos testou positivo para a covid-19.

Um exame feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma amostra desse indiano, apontou que ele foi infectado com a variante P1 do coronavírus, identificada primeiramente no Amazonas.

Saiba mais: Indiano em hotel de Vitória é diagnosticado com variante brasileira P1 do coronavírus

*Matéria atualizada às 16h50. Anteriormente, a Codesa havia informado que 23 tripulantes estariam na embarcação quando chegou ao Porto de Vitória e que dez pessoas haviam testado positivo para a covid-19, sendo que dois estariam internados e oito estariam isolados no navio. 

Em nova nota enviada pela Codesa na tarde desta sexta-feira (30), o número de tripulantes foi corrigido para 22 e o número de infectados para 11, sendo que duas pessoas estão internadas e nove estão isoladas no navio. 

Pontos moeda