Geral

Rainha do Congo capixaba, dona Astrogilda, morre aos 87 anos

Astrogilda Ribeiro era moradora de Vila do Riacho, em Aracruz; a trajetória dentro do Congo a transformou em um símbolo da cultura do estado

Foto: Zanete Dadalto/ Rede de Memórias

Morreu nesta segunda-feira (19), um dos símbolos do Congo capixaba: Dona Astrogilda. Também conhecida como Rainha do Congo, Astrogilda Ribeiro dos Santos era moradora de Vila do Riacho, em Aracruz. Durante a trajetória de vida, além da presença na música capixaba, foi um ícone na luta das mulheres negras.

História, garra e representatividade são as palavras que definem a vida de dona Astrogilda. Símbolo do Congo capixaba, a importância da sua presença para as mulheres foi tanta, que recebeu um convite para ser homenageada por um grupo de mulheres em 2018: o Coletivo de Mulheres Dona Astrogilda.

Para a integrante do coletivo Leilany Moreira, dona Astrogilda é sinônimo de representatividade não só para o Congo, mas para todas as mulheres de Aracruz.

"No Congo ela é uma representante muito grande, uma defensora da cultura e sempre fez questão de levar isso para todo mundo. Para o coletivo, ela representava a força da mulher, mais especificamente a força da mulher negra, que é a que mais sofre. Ela enfrentou de tudo, desde o preconceito racial ao religioso. Era uma guerreira", afirmou a integrante.
Foto: Zanete Dadalto/ Rede de Memórias

Homenagem à Rainha do Congo

Forte admiradora da trajetória de dona Astrogilda, a cantora Monique Rocha escreveu uma canção em homenagem à Rainha do Congo. 

O objetivo era incrementar ainda mais o trabalho e criar um clipe, mas com a chegada da pandemia, os planos precisaram ser adiados.

"Sou uma artista que sempre 'bebeu na água' do Congo. Trabalho há muitos anos com esse estilo e eu venho misturando o samba com o Congo, inclusive nessa música escrita em homenagem à ela", contou a artista.

O clipe gravado, segundo Monique, surgiu de maneira "caseira", mas mesmo após o falecimento de dona Astrogilda, ela pretende continuar com o projeto e realizar uma produção a altura da mulher que foi e sempre será um exemplo de cultura e representatividade.

Coletivo de Mulheres Dona Astrogilda

O Coletivo de Mulheres que recebeu o nome da Rainha do Congo também prestou uma homenagem nas redes sociais. 

Em nota, o grupo lamenta a morte da matriarca e agradece a benção que dona Astrogilda concedeu ao aceitar ser a homenageada pelo Coletivo.

A Prefeitura de Aracruz, cidade em que dona Astrogilda vivia, também divulgou uma nota de pesar pelo falecimento. Na postagem, a administração reitera a importância de Astrogilda na cultura local.

O governador do Estado, Renato Casagrande, também prestou homenagem à dona Astrogilda. Segundo Casagrande, ela é peça importante na manutenção da cultura capixaba.


Pontos moeda