Geral

Testagem em terminais do Transcol registra 450 pessoas infectadas com covid-19

Estratégia, que ofereceu 5383 exames, faz parte dos planos da Secretaria de Estado da Saúde para oferta de testagem em massa

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

Um total de 450 pessoas positivaram para covid-19 nos terminais do sistema Transcol. O número faz parte do relatório das testagens feitas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nos terminais de Jardim América, em Cariacica, e de Laranjeiras, na Serra. 

Foram feitos 5383 testes nos terminais de 18 de junho até o último domingo (11). O quantitativo foi apresentado pelo secretário da pasta, Nésio Fernandes, durante coletiva virtual para a imprensa na tarde desta segunda (12).

A porcentagem de testes positivos foi de 7,7%. Quem testou positivo foi orientado a procurar imediatamente o serviço de saúde de referência do seu respectivo município e foi disponibilizado transporte especial para que não entrasse em contato com outros passageiros dos coletivos.  

A medida faz parte da estratégia de testagem em massa pretendida pela Sesa.

A equipe de saúde, formada por técnicos de enfermagem, enfermeiro e assistente administrativo, fica presente nos terminais de segunda a sexta-feira, de meio-dia às 20h. O resultado da coleta do teste rápido de captura de antígeno sai entre 15 e 20 minutos.

Aeroporto

O secretário também informou sobre a testagem feita no aeroporto de Vitória. Foram 2109 testes com 36 casos positivos, representando 1,71% de positividade.

As testagens no terminal aéreo começaram em 17 de junho.

"No aeroporto, o objetivo não foi testagem em massa. Foi detectar positivos e enviar amostras para sequenciamento genético a fim de identificar chegada de variantes no Estado", explicou.

Leia também: Presidiários e trabalhadores da indústria serão vacinados nesta semana; confira próximos grupos

Leia também: ES espera queda de internações com avanço da vacinação entre pessoas com mais de 30 anos




Pontos moeda