Geral

Ufes é a primeira universidade brasileira a oferecer acesso remoto a telescópio

O telescópio ficará aberto à comunidade em geral e qualquer pessoa ou instituição poderá ter acesso, desde que preencha um formulário online

Foto: Divulgação / Gaturamo Observatório Astronômico (GOA)
Ufes é o primeiro espaço público do Brasil a ter o observatório astronômico

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) passa a ser o primeiro espaço público a ter acesso remoto a telescópio no Brasil. O equipamento recebeu o nome de Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES) e foi inaugurado nesta quinta-feira (22). 

O TeRES é um projeto de pesquisa e divulgação desenvolvido pelo coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), Márcio Malacarne, e pelo estudante do curso de Ciência da Computação da Ufes, Fábio Alvarenga. 

“O TeRES significa a criação de uma interface amigável, segura e em português. Qualquer pessoa interessada em astronomia vai ter acesso a imagens em tempo real, via computador ou navegador, mesmo distante do telescópio, e sem a necessidade de instalar aplicativos”, explicou Malacarne.

Foto: Divulgação / Gaturamo Observatório Astronômico (GOA)
O TeRES é um projeto de pesquisa desenvolvido por alunos e professores da Ufes

Ele destacou que o telescópio visa ampliar a pesquisa e a interdisciplinaridade, aliando a astronomia e a astrofotografia às artes e até às engenharias, por meio de estudos de brilho, cor e tamanho dos astros. Além de proporcionar às pessoas a oportunidade de dominarem habilidades e técnicas de ciência prática e inclusão digital, estimulando o conhecimento científico.

Na parte da manhã desta quinta foi feita uma apresentação em vídeo durante a programação do 24º Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), que teve início no dia 19 e segue até 30 de julho.

População terá acesso

O telescópio ficará aberto à comunidade em geral, especialmente a estudantes que tenham o intuito de desenvolver projetos em astrofísica e em astrofotografia, e a professores interessados em visitas virtuais e astrofotografia com seus alunos ou em participar de trabalhos ou pesquisas de iniciação científica.

Foto: Divulgação / Gaturamo Observatório Astronômico (GOA)
O equipamento visa ampliar a pesquisa e a interdisciplinaridade

Qualquer pessoa ou instituição poderá ter acesso ao telescópio remoto. Basta preencher o formulário disponível no endereço astro.ufes.br/teres-pedido-de-tempo. Após o preenchimento, as solicitações serão avaliadas e será dado um retorno aos interessados.

O projeto de pesquisa TeRES tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Programação do 24º SNEF 

O Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) é um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). O 24º SNEF, organizado pela Universidade Federal do ABC, será realizado de forma remota no período de 19 a 30 de julho de 2021, consistindo em 3 etapas:

Etapa 1: composta por sete webinários - gravados ou ao vivo - abertos ao público e transmitidos preferencialmente através do Canal do YouTube do (XXIV SNEF).
Etapa 2: evento oficial com atividades concentradas (Palestras, Painéis, Mesas Virtuais etc.), incluindo apresentação de trabalhos (Trabalhos).
Etapa 3: refere-se aos cinco webminicursos com temáticas relacionadas ao ensino de física.

Os assuntos que subsidiam as mesas virtuais, painéis e palestras vinculam-se aos três grandes debates:

(1) Currículo e conhecimentos de física para a contemporaneidade: O que é importante ensinar e aprender?
(2) Inovação, tecnologias, aprendizagem e a experimentação no ensino de física: Como nós professores podemos ensinar melhor?
(3) Formação permanente de professores de física: Como nós professores aprendemos?

Para ter acesso a toda programa e temas do simpósio, clique aqui

Pontos moeda