Geral

Vila Velha registra 12,9ºC na madrugada e tem temperatura mais baixa do ano

Temperatura foi registrada na região de Xuri, onde é feito o monitoramento do Incaper; cidade foi a única que teve recorde de frio nesta quarta-feira (21)

Foto: Reprodução

Vila Velha teve a temperatura mais baixa do ano na madrugada desta quarta-feira (21), segundo levantamento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Na região do Xuri, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 12,9 ºC, valor 0,6 inferior ao recorde anterior, registrado no dia 2 deste mês.

"De acordo com as características do local da medição da temperatura, tivemos uma forte perda de calor em função do tempo mais aberto. E em função dessa forte queda das temperaturas, foi alcançado esse valor mais baixo para o ano", destacou o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos.

Segundo o Incaper, o local foi o único que registrou o maior frio do ano, entre todos onde há a medição da temperatura feita pelo Incaper.

Leia também: Massa de ar polar seca provoca neve e geada no Sul

O instituto ressaltou ainda que o frio intenso é causado pelos ventos acelerados, que provocam uma maior sensação térmica. Hugo Ramos destaca que as temperaturas mais baixas são normais nesta época do ano.

"Com a passagem das frentes frias, acompanhadas de massas de ar polar, elas contribuem para quedas significativas das temperaturas no estado", frisou.

Ainda de acordo com o Incaper, a expectativa é de que, nos próximos dias, as temperaturas mínimas permaneçam amenas, em função da presença do ar frio e seco, que avança pelo centro-sul do país. 

"Para os próximos dias a gente vai ter esse predomínio de tempo mais aberto, afinal de contas essa massa de ar polar, mesmo se afastando do continente e indo no sentido do oceano, deve contribuir para temperaturas amenas amanhã [quinta-feira]. Mas nos outros dias, essas temperaturas mínimas não devem resfriar tanto", disse Hugo Ramos.

Foto: Reprodução/Incaper

Confira as temperaturas mínimas registradas pelo Incaper nesta quarta-feira:

- Alfredo Chaves (Inmet): 13,4 °C
- Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim (Incaper): 10,8 °C
- Aracê, Domingos Martins (Incaper): 10,7 °C
- Iúna (Incaper): 9,2 °C
- Linhares (Inmet): 15,6 °C
- Marilândia (Inmet): 15,5 °C
- Presidente Kennedy (Inmet): 13,5 °C
- São Mateus (Inmet): 14,4 °C
- Venda Nova do Imigrante (Inmet): 8,5 °C
- Vitória (Inmet): 14,5 °C
- Vila Velha (Inmet): 12,9 °C

Previsão do tempo

Segundo o Incaper, a quinta-feira (22) será de mudança nas condições do tempo em grande parte do Espírito Santo. 

O transporte de umidade, provocado pelo padrão de ventos em superfície, deve favorecer a ocorrência de chuva em alguns momentos do dia no Estado. 

No extremo norte capixaba, o sol aparece entre algumas nuvens e não há expectativa de chuva.

Veja como fica o tempo em cada região:

- Na Grande Vitória, sol entre nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Maior chance de chuva no final do dia. Temperatura mínima de 13 °C e máxima de 26 °C. Vitória: mínima de 15 °C e máxima de 26 °C.

- Na Região Sul, sol entre nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 13 °C e máxima de 28 °C. Nas áreas altas: mínima de 11 °C e máxima de 24 °C.

- Na Região Serrana, sol entre nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 15 °C e máxima de 25 °C. Nas áreas altas: mínima de 09°C e máxima de 22 °C.

- Na Região Norte, o sol aparece entre nuvens. Não há expectativa de chuva. Temperatura mínima de 14 °C e máxima de 28 °C. 

- Na Região Noroeste, sol entre nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 15 °C e máxima de 25 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 14 °C e máxima de 25 °C.

- Na Região Nordeste, sol entre nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Temperatura mínima de 14 °C e máxima de 25 °C.

Pontos moeda