Geral

"A Cruz sagrada seja minha luz": dia de São Bento é celebrado nesta segunda-feira

Para os católicos, o maior legado e o símbolo de São Bento é a medalha construída por ele, toda escrita em latim

Isabella Arruda , Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

“A Cruz sagrada seja a minha Luz”: quem nunca ouviu esta frase? Ela faz parte da oração de São Bento, santo católico que tem o dia celebrado nesta segunda-feira (11). A santidade deixa a grande marca, para os fiéis, de aplicar uma vida dedicada à religiosidade, de forma reclusa e em oração.

Para os católicos, o maior legado e o símbolo de São Bento é a medalha construída por ele, toda escrita em latim. Em cima, está escrita a palavra Pax, que significa "paz".

Foto: Reprodução

Segundo a tradição, ele nasceu em Núrsia, na Itália, no ano de 480, e pertencia à uma influente e nobre família. Desde pequeno manifestou uma afeição natural e especial pela oração. Ele chegou a morar também em Roma para estudar filosofia. Tinha uma irmã gêmea, chamada Escolástica, a quem ele teve grande influência, a tal ponto, dela também se tornar santa da Igreja.

História do santo

Um eremita - como é chamado o religioso que se isola para orar -, chamado Romano, certa vez encontrou Bento e o tornou monge, ensinando o seu estilo de vida. Bento então foi para uma gruta escondida e passou a se aprofundar na vida religiosa. Lá permaneceu por três anos.

Um sacerdote então, com muito esforço, sabendo que Bento passava fome, partiu para o deserto, encontrou a gruta em que ele se escondia e, após uma oração, disse que era o dia da Páscoa do Senhor e o serviu comida.

Passado o tempo, o jovem foi descoberto por pastores e assim passou a receber muitas visitas para conselhos e orações. Logo passou a ficar famoso e passou a ser visitado por mais e mais pessoas em busca de aconselhamentos.

Em decorrência da fama, São Bento foi chamado para ser o superior do convento de Vicovaro. Ele aceitou, desejando prestar um serviço. Apesar disso, não combinou com a vida que os monges viviam.

A história relata que foi se formando entre os religiosos uma antipatia contra o santo, chegando ao cúmulo de tentarem matá-lo com veneno, mas, abençoando a taça de vinho envenenada, como fazia com todos os alimentos que comia, ela se quebrou. Assim, Bento pediu que Deus os perdoasse e abandonou o convento.

Oração e medalha tornam o santo italiano muito popular

Segundo o guardião do Convento da Penha, o franciscano frei Djalmo Fuck, celebrar um santo nos faz recordar que santidade é antes de tudo um caminho possível para todos nós. "É lembrar do próprio mandado de Jesus: 'Portanto, sede santos, assim como vosso Pai celeste é santo' (Mt 5, 48). Desta forma, a Igreja Católica nos apresente aqueles que são modelos de inspiração, são exemplos a serem copiados", explica.

O frei lembra que São Bento foi o fundador da Ordem dos Beneditinos, e é considerado o Pai dos Monges, na tradição dos eremitas católicos que vieram depois. 

"Lembramos primeiro que o abade fugiu das tentações do mundo para levar uma vida de atenção à presença de Deus. Ele tinha um lema muito valioso para nossos tempos: 'Ora et labora', que significa 'Reza e trabalha'", destaca. 

Fuck também aponta a oração da Medalha de São Bento, onde estão as iniciais da oração. A oração é uma das principais marcas que tornam o santo tão conhecido e popular. "Tem a tradição dessa oração contra os males do diabo", informa.

Oração de São Bento

"A Cruz Sagrada seja a minha Luz.
Não seja o dragão o meu guia.
Retira-te satanás.
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno."
Amém (3x) A bênção de Deus Todo Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça para sempre. Amém."
Pontos moeda