Dino (divulgador de notícias)

Geral

Logística de RMA: os desafios para encontrar soluções completas

Equipamentos de tecnologia encontram obstáculos na corrida pelos melhores prestadores de serviços de Logística de RMA – Return Merchandise Authorization – que, em português, refere-se à Autorização de Devolução de Mercadoria.

Foto: Divulgação/DINO

No dia a dia das empresas, eficiência para planejar a logística de reparos dos equipamentos é questão estratégica. Afinal, não é muito raro acontecerem falhas em componentes, o que pode atrapalhar todo o fluxo de trabalho e, consequentemente, o desempenho dos colaboradores. Para solucionar dificuldades com o funcionamento de equipamentos, é essencial contar com o apoio de um bom suporte em Logística RMA.

O segmento de RMA diz respeito a um tipo de logística bem peculiar, mas que possui extrema relevância, principalmente por cumprir um papel crucial na relação entre empresas e seus fornecedores, ou até mesmo entre fabricantes e clientes finais. Os serviços de RMA abrangem situações bem delicadas, em que a mercadoria é devolvida pelo cliente em razão de defeitos, avarias ou mau funcionamento.

Quando aplicada aos processos de troca oferecidos dentro da vigência da garantia, a Logística RMA atua como intermediária no relacionamento entre os fornecedores e as empresas consumidoras de seus equipamentos, tendo em vista que é de responsabilidade dessa área a análise do produto defeituoso e o veredito sobre suas condições. Esse diagnóstico irá definir o rumo das tratativas: reparo, troca por um produto novo ou, em último caso, o reembolso.

Fabricantes terceirizam processos de RMA a parceiros de confiança

Embora, muitas vezes, estejam relacionados à garantia oferecida ao consumidor, os processos de Logística RMA não são necessariamente realizados pelo fabricante do equipamento. Para agilizar essa operação, empresas parceiras com expertise para avaliar o produto entram em cena e cuidam de todos os trâmites dessa operação, que, por sinal, requer planos de ação bem organizados para ser bem-sucedida.

Portanto, é essencial que a empresa parceira responsável pela Logística RMA tenha um aparato completo, que inclua equipe qualificada para detectar quais são as falhas apresentadas pelo produto, espaço adequado para armazenar e, até mesmo, apoio eficiente de transporte, já que durante o trajeto podem ocorrer novas avarias nos equipamentos.

Trata-se de uma operação bem complexa; por isso, fabricantes precisam se certificar se seus parceiros possuem uma estrutura com condições de contemplar todas as etapas necessárias para atender as exigências dos clientes. Para suprir essa demanda, a gestão desse processo deve ser sempre muito bem planejada e sincronizada.

Atenção às boas práticas e à expertise dos parceiros

Além de verificar a estrutura de seus parceiros, fabricantes precisam se certificar se eles trabalham de acordo com as boas práticas do segmento e cumprem as normas exigidas pela legislação. Atender esse critério é essencial para atestar a credibilidade das empresas que oferecem os serviços.

Ainda na esteira da credibilidade, empresas que buscam se destacar na área de Logística RMA também buscam investir na contratação de técnicos mais especializados para entregarem serviços de alto nível aos clientes.

Fernando Tavares, da Place Logistics, empresa especializada em Logística RMA, afirma que nesta área é essencial contar com técnicos que realmente tenham expertise para analisar detidamente as necessidades apresentadas nas solicitações de reparo, a fim de apresentar as soluções mais adequadas para cada caso. Segundo Tavares, a customização dos serviços é um ponto crucial para garantir o sucesso dos serviços, fator que só pode ser atendido se a equipe estiver preparada para fazer análises minuciosas dos equipamentos.

A peça-chave para o sucesso do RMA

Em suma, a logística RMA exige gestão cuidadosa, integração inteligente de processos, equipe especializada, bem como aplicação rígida das normas pertinentes ao setor para garantir eficiência e satisfação por parte dos clientes. Portanto, o parceiro escolhido será peça-chave no sucesso dessas operações.

Pontos moeda